Texto e fotos por Rita Trindade
Willian Becker, mais conhecido como Barba, é o idealizador e proprietário do primeiro antiquário de Gravataí, o RetrôParts. O espaço respira estilo e é locutor de muitas histórias. Cada objeto traz consigo a história de um momento, uma época, uma geração. São muitas narrativas contadas ao mesmo tempo através de mais de oito mil produtos expostos – e em estoque.
Os produtos vêm dos mais variados lugares. “Saio para buscar os artigos em Santa Catarina, São Paulo, Argentina, Uruguai e Chile. Troco muita mercadoria com colecionadores também”, conta Willian.
A RetrôParts existe há dois anos e surgiu através da ideia de Willian, de juntar todos os produtos “velhos” que ele já mantinha em casa. “Sempre colecionei telefones antigos, guardava tudo no meu apartamento, que foi ficando pequeno, fui encontrando outras coisas interessantes e resolvi apostar na loja”, explica.
Com copos, despertadores, quadros, brinquedos, câmeras fotográficas, telefones e até uma sinaleira modelo retrô a loja convida os clientes a uma viagem no tempo. Cada objeto remete a um período, revive uma lembrança. Entre tantos itens, o objeto mais antigo da loja chama atenção, um telefone de 1878.
Segundo o empresário, mais de quatro mil pessoas já passaram pelo espaço, que fica na Rua Adolfo Inácio Barcelos, 470/1, em Gravataí.
Sobre o Barba – Willian tem 34 anos e mora há 20 na cidade das Bromélias, nasceu em São Paulo e com dois anos veio para o Sul. Formou-se em design pela ESPM de Porto Alegre, sempre teve gosto por produtos antigos e alma empreendedora.
Quinta Retrô – Todas as quintas a loja vira pub. O espaço que durante o dia é uma loja de produtos antigos à noite vira um barzinho estiloso com cerveja gelada e música boa. A partir das 19h o som começa a rolar. No cardápio cervejas artesanais, Jack Daniel’s com mel, risoto na caneca, coração de frango assado e muitas outras opções.