O e-commerce oferece ótimas oportunidades para quem quer empreender. Além de poder vender para clientes em todo país – e no exterior –, o dono de uma loja virtual gasta menos com o aluguel, já que não precisa de um ponto comercial.
Para ajudar interessados no setor a escolher negócios com bastante potencial e pouca concorrência, o Sebrae preparou o estudo “Oportunidades em nichos do varejo online no Brasil”. O material reúne 50 áreas promissoras para os empreendedores digitais.
Para chegar à lista, o Sebrae identificou, a partir da análise de mais de 50 mil palavras, os termos mais procurados em portais de busca e pouca concorrência no e-commerce. A maior parte desses verbetes está relacionada a produtos do varejo mais consumidos pela população, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Também foram levadas em consideração as palavras-chave relacionadas na cartilha “Ideias de Negócios”, também preparada pelo Sebrae, em que há informações essenciais sobre opções de empreendimentos para as micro e pequenas empresas. O estudo também levantou os verbetes relacionados a negócios e serviços mais procurados no portal da instituição.
A lista inclui oportunidades ligadas a setores como alimentação saudável, moda, beleza e mercado pet, entre outros. Para acessar o estudo do Sebrae, entre no link a seguir: http://d3bepqlc2ovmqi.cloudfront.net/wp-content/uploads/2014/11/Oportunidade-em-Nicho-do-Varejo-Online-no-Brasil-1.pdf
Conceitos que você deve saber antes de abrir uma loja virtual
O comércio eletrônico não é mais uma novidade para a maioria dos brasileiros. No entanto, esse mercado está longe de estar saturado. Há bastante espaço para quem quer empreender no setor. Não é necessário ser um especialista para ter um e-commerce. Há diversas companhias especializadas na criação de lojas virtuais a preços atrativos para empresários iniciantes. No entanto, é importante que um leigo conheça alguns termos específicos e suas funções. A opinião é de Luan Garbellini, cofundador da BetaLabs, startup que desenvolve soluções de comércio eletrônico e gestão online para empreendedores. Garbellini listou alguns dos conceitos essenciais para os interessados no comércio eletrônico. Confira:
1. Plataforma e-commerce – Toda a mágica no comércio eletrônico começa com uma plataforma, que nada mais é do que um software responsável pela exibição e pelo gerenciamento da loja. Além de permitir que os consumidores naveguem e comprem, a plataforma ajuda a gerenciar estoques, clientes, preços e vendas. Existem várias ferramentas disponíveis no mercado. Por isso, para fazer uma escolha adequada é preciso analisar as opções oferecidas.
2. Gateways e facilitadores de pagamento – Estes são os canais que têm a função de realizar as transações financeiras da sua loja virtual. A diferença essencial entre as duas ferramentas é que o gateway liga um comércio eletrônico diretamente a uma instituição financeira, enquanto um facilitador coleta, processa e liquida as transações.
Cada um tem prós e contras: um facilitador, cujo player mais conhecido é o PayPal, é mais barato que um gateway. Por outro lado, a maioria dos facilitadores redireciona o comprador para outra página, onde deverá ser realizado um outro cadastro. Essa pequena burocracia faz com que muitos clientes desistam da compra.
Já quem contrata um gateway elimina o cadastro exigido pelo facilitador – a compra é fechada no ato. De acordo com Garbellini, lojas com maiores volumes de transação devem optar por essa alternativa mais robusta.
3. Chargeback – O chargeback (“cobrar de volta”) é o cancelamento de uma venda. A ocorrência acontece, por exemplo, quando o titular do cartão utilizado na compra diz não ter feito nenhuma transação. Quando um empreendedor contrata um gateway, a devolução do dinheiro é sua responsabilidade, enquanto os facilitadores de pagamento assumem o risco.
4. SSL e HTTPS – São certificados e protocolos que oferecem ao usuário uma garantia que os dados transferidos entre o computador e a loja estão criptografados e, consequentemente, seguros. Um site com https pode ser identificado pelo endereço com “https://” ou por um cadeado verde que fica à mostra na barra de endereço do navegador.
5. SEO – É o acrônimo de “search engine optimization”. Além das palavras-chave, os motores de busca destacam páginas que tenham qualidade e coerência. É aí que entra o SEO, um conjunto de técnicas cujo objetivo é colocar sua empresa no topo.
6. Servidor – Local onde ficará armazenada a sua loja virtual. Este é um ponto crucial, pois é importante confirmar que a sua plataforma está em uma estrutura robusta – resistente a falhas que podem tirar um site do ar e com condições de aguentar um eventual aumento de tráfego de sua loja.