É possível em uma única cirurgia obter o corpo desejado? Vi que muitas pessoas recorrem a lipoescultura, que modela completamente todas as partes, inclusive pernas e braços. Uma amiga colocou próteses e modelou todo o corpo. Como funciona essa cirurgia e como ela pode transformar todas as partes do corpo?
Dr. Ricardo Lodeiro: A pergunta remete ao que existe de mais perigoso em cirurgia plástica: a busca ilusória de resultados mágicos. Mas se o corpo desejado limita-se a aperfeiçoar seios já belos, por exemplo, a resposta é sim. O mesmo não acontecerá em alguém que nunca se exercitou, tem hábitos alimentares errôneos e está em franco sobrepeso.
Vendendo a ideia de sonhos fáceis, algumas pacientes se submetem a riscos imensos e acham que, pelo fato de nada de errado ter ocorrido, a conduta foi acertada. É mais ou menos como atravessar a rua correndo, de olhos fechados e, ao chegar do outro lado, achar que foi seguro e esperto. Grave engano.
Outro engano de conceito é pensar que a Lipoescultura refere-se à recolocação da gordura – retirada por Lipoaspiração – em outras partes do corpo para alterar ou incrementar curvas, depressões, volumes. Lipoescultura não é uma “lipoaspiração melhorada”. Muito cuidado ao se comparar com as amigas que já fizeram cirurgias com estruturas corporais totalmente diferentes da sua, podendo trazer resultados opostos com a mesma cirurgia. Além disso, pode ter sido aquela amiga que “atravessou a rua de olhos fechados” te induzindo a achar que é seguro fazer o mesmo…