A estagnação e o desestímulo são as principais causas para os trabalhadores pedirem demissão nas empresas. É o que revela pesquisa realizada pela Page Personnel, uma das maiores empresas globais de recrutamento especializado de profissionais técnicos e de suporte à gestão, parte do PageGroup. De acordo com levantamento da consultoria, 18% dos consultados afirmam que pedem demissão por sentirem-se estagnados e 14% por sentirem-se desestimulados.
“Esses dois motivos de insatisfação no trabalho estão motivando a saída de cerca de um terço dos profissionais das empresas. O que podemos entender é que há um problema de liderança, de gestão. É papel do líder manter sua equipe motivada, buscando novos desafios para ela. Outra maneira que ajuda a evitar esse tipo de situação é manter um diálogo constante. Os gestores conseguem eliminar mal-entendidos e indicar aos seus subordinados a real importância que eles têm para a organização. É um procedimento simples, mas de extrema valia para alinhamento de expectativas”, explica Ricardo Haag, gerente executivo da Page Personnel.
A pesquisa, realizada com 400 profissionais técnicos e de suporte à gestão em agosto e setembro deste ano, detectou que 79% já pediram demissão em algum momento da carreira.
Entre os fatores que motivam profissionais a pedirem para encerrar um ciclo de trabalho em uma companhia, 22% informaram que fazem o pedido quando encontram outra oportunidade. Estar insatisfeito com o salário representa 9% dos pedidos de demissão. Há 8% que saem por ter baixa qualidade de vida. Quando o trabalho prejudica a saúde, 6% tomam esse tipo de atitude. Os demais motivos são tornar-se empreendedor (5%), não ter muitas atividades no dia-a-dia (4%), estar insatisfeito com os benefícios que recebe (3%). Sentir que o chefe não tem confiança no empregado e querer mais tempo para se dedicar à família ou aos estudos representaram 2%, cada.
O levantamento procurou saber dos entrevistados quais eram as situações mais irritantes no ambiente de trabalho. Uma gestão mal estruturada e sem planejamento é a que mais incomoda, para 21%. Falta de reconhecimento é motivo de irritação em 15% das respostas. Há 14% que apontaram a falta de feedback como motivador. Áreas de suporte pouco ágeis ou de baixa performance irritam 7%. Outros 7% indicaram a gerência saber menos de mercado do que o subordinado e equipe. As demais situações verificadas no estudo foram, com 6% cada, pouca infraestrutura, empresa de baixo desempenho e burocracias. Cobrança de habilidades ou conhecimentos que não são fornecidos por treinamentos na empresa somaram 4% e demissões que considerou injustas, 3%.
Administração do tempo – Agenda cheia e mil coisas para fazer? Esqueça o relógio e os aplicativos de tempo, estabeleça prioridades e organize-se. O dia está programado, com a agenda lotada e com várias tarefas planejadas. Então, repentinamente, surgem outros imprevistos, fazendo com que você se sinta sufocado e, ao invés de resolver, acaba entrando em pânico. Chegou o momento de administrar seu tempo, esquecer o relógio e se organizar. Para isso é preciso rever algumas atitudes.
Rever prioridades – Primeiramente deve-se rever o que é realmente importante e o que não é. E nunca perder esse foco. Mesmo parecendo que esta é uma tarefa fácil, na verdade não é. No primeiro momento, tudo pode ser considerado prioridade, por esta razão é necessário separar as tarefas urgentes, das importantes e das que podem ser resolvidas mais tarde.
Maus hábitos – Liberte-se dos vícios. Muitas vezes, para dar conta do recado, usamos o tempo de outras atividades, como lazer, por exemplo. Outro mau hábito é procrastinar uma tarefa porque não gostamos de executá-la. Ela vai continuar a nossa espera no final do dia.
Organize-se – Organize sua rotina: abra os emails duas ou três vezes ao dia. E assim que receber um email que demanda uma resposta, o faça imediatamente. Controle o celular, veja quem está ligando e se é possível retornar depois. Agilize as reuniões para que elas não se alonguem mais do que necessário. Pequenas mudanças de hábito podem proporcionar grandes resultados.