Prof. Saul Sastre
Diretor da Atitude3 Desenvolvimento em Gestão.
Doutorando em Administração
É preciso saber fazer para liderar? A questão de que é preciso saber fazer para poder ser um bom líder é um divisor de opiniões. Muitos acreditam que para poder mandar é preciso conhecer o processo nos detalhes e outros afirmam que uma boa liderança não precisa saber da operação.
Os dois casos estão corretos. Em uma organização, para poder liderar é preciso conhecer o processo e do mesmo modo, para liderar, não é preciso conhecer o processo. Por mais antagônica e paradoxal que possa parecer essa afirmação, antes de se posicionar em qual o conceito correto, devemos estabelecer qual a liderança que estamos falando.
Se estivermos nos referindo a liderança operacional, daquelas que em uma fábrica cuida diretamente da confecção de produtos, sim é preciso conhecer nos detalhes todo o fluxograma de trabalho e um bom líder é aquele que, conhece da operação. Porém se estivermos falando da direção estratégica do negócio, mais importante que conhecer os detalhes da operação é se cercar de diferentes profissionais especialistas nas suas áreas para entender melhor o mercado. Uma coisa comum em qualquer liderança é que para bem realizá-la, é preciso entender de pessoas.
Recentemente em um congresso de projetos, estávamos discutindo o que era construir uma equipe de alta performance? Tenho muito claro para mim que uma equipe de alta performance é aquela formada por pessoas de talento dentro das suas especialidades, a exemplo de um time de futebol, com o melhor goleiro, os melhores zagueiros, meio campo, laterais e atacantes, cada um se diferenciando nos seus pontos fortes e gerenciando seus pontos fracos. Além disso, ter um excelente técnico, líder, que trabalha correto, ético e que consegue fazer com que seu time, sinergicamente, dê o seu melhor e bata todas as metas.
Respondendo à pergunta deste artigo, a liderança no nível operacional exige do líder a habilidade de saber fazer, mas no nível estratégico, o sucesso está muito além das boas práticas de gestão que aprendemos na faculdade ou através das experiências da vida. Saber como funciona cada unidade dentro de uma empresa e ainda suas principais tendências, dentro de uma engrenagem diretiva é obrigação de qualquer gestor e não mais um diferencial. O líder estratégico não precisa conhecer os detalhes da operação do seu negócio, mas precisa ter a habilidade de recrutar, selecionar e capacitar os melhores colaboradores e além disso se preocupar com os sonhos e ambições deles, para que estejam bem para dar o seu melhor. Da mesma forma, se cercar de gente ruim, sem talento e estrela é o caminho mais certo para sumir do mercado.