O escritório de contabilidade N. Raupp completa em dezembro 26 anos de atuação na cidade e comemora o início da obra da sua nova sede localizada na Rua Arthur Emílio Ozzio, no bairro Vila City, em Cachoeirinha. Lembrar um pouco dessa história é motivo de orgulho para a contadora Noemi Raupp, que hoje divide a sociedade com a filha Caroline Oliveira.
Texto por Roselaine Vinciprova| Fotos Frederico Mombach
A infância difícil no campo, ao lado dos pais e dos irmãos, foi uma lição para valorizar o trabalho e a busca por uma vida melhor. “Herdei dos meus pais os melhores valores que carrego hoje, o respeito pelas pessoas e a dedicação e orgulho pelo trabalho sério e correto”, lembra. Aos 18 anos ela veio para Porto Alegre em busca de novas oportunidades. Noemi tentou magistério, mas viu que sua vocação não era dar aula e escolheu a formação técnica em Contabilidade. Logo começou a trabalhar e o amor pela profissão cresceu. O início foi cercado de desafios e graças a sua superação que iniciou a conquista de clientes e muitos ainda permanecem até hoje.
A contabilidade evoluiu muito nesse tempo. De uma época onde não existia computador para uma era totalmente digital, onde a comunicação acontece em tempo real. Foi essa modernização e atualização constante que garantiram ao escritório o crescimento sólido e a relação de parceria que tem com cada um dos clientes. “Independente do porte e do ramo de atuação, oferecemos um atendimento específico para cada empresa”, revela Noemi.
Ao longo do tempo a vontade de evoluir ficou ainda mais clara. “Fui fazer Direito pela necessidade em saber lidar melhor com as leis. A contabilidade e o direito andam lado a lado”, lembra. Noemi recorda que durante sua história sempre teve muitos anjos que ajudaram a trilhar esse caminho. “Meu marido e companheiro Fernando Souza. É uma dessas pessoas que me incentivou e me fez continuar andando. Ele é meu companheiro, meu cúmplice e meu parceiro há 18 anos”, revela Noemi.
O grande diferencial do escritório é manter o elo de uma empresa com credibilidade e longo tempo de atuação e a modernidade dos novos tempos. Caroline Oliveira, formada em Ciências Contábeis, é quem alavanca o processo de estar em sintonia com as novas sistemáticas. “Em 2009 todos os processos mudaram com a convergência da contabilidade para as normas internacionais. Ingressamos na era digital com toda a informação sendo tratada de forma instantânea. A Nota Fiscal Eletrônica e a informação detalhada pelos Sped’s trouxeram mudanças significativas, que precisam de muito estudo e profissionalismo”, revela Carol. Alguns se adaptam mais facilmente as mudanças, outros necessitam de um contato mais direto. “Em muitos momentos, quando muda uma situação ou chega uma normativa, o cliente se assusta, o nosso dever é tranquilizar e assessorar ele para que a mudança aconteça de forma normal e tranquila. Lembro que, quando iniciou a nota fiscal eletrônica, tivemos que acompanhar alguns clientes desde a hora da compra de um equipamento até o momento da configuração do sistema. Vamos aprendendo juntos”, afirma Carol.
O escritório N. Raupp atende clientes das cidades de Alvorada, Canoas, São Leopoldo, Gravataí, Porto Alegre, Santo Antônio, Novo Hamburgo e Cachoeirinha o que exige um trabalho diferenciado já que cada cidade tem uma legislação específica. Além disso, o escritório se especializou em alguns segmentos, como setor alimentício e moto peças. “Acabamos buscando uma maior especialização em algumas áreas em função dos clientes. Com eles dividimos cumplicidade e sigilo, e apesar de concorrentes entre si, o processo é muito tranquilo e transparente e eles ganham uma assessoria extremamente qualificada”, conta Noemi.
Ao longo desses 26 anos, existiram muitas histórias de cumplicidade, troca de experiências e fidelidade, onde é formado um grande elo em que os clientes se tornam amigos. Tudo isso, graças ao princípio da transparência. “Precisamos sempre agir de forma correta, colocando o cliente a par da situação. Temos que auxiliar na gestão tributária, informações contábeis e gestão do capital humano com muita segurança”, revela Noemi.
Contando com uma equipe qualificada, o escritório inaugura em 2016 sua sede própria, triplicando seu espaço físico e com uma área para locação do andar térreo. A expectativa também é oferecer novos serviços como assessoria jurídica, tributária e perícia contábil em processos judiciais com maior efetividade. “O foco de trabalho é bem amplo e podemos atuar como perito assistente dos nossos clientes, fortalecendo ainda mais a relação de confiança. Queremos inovar sempre, com muita responsabilidade, para que nosso cliente esteja satisfeito, auxiliando ele na tomada de decisões do seu negócio no que se refere à parte contábil”, garante Carol que no próximo ano inicia a faculdade de Direito e depois planeja fazer Mestrado.
Noemi e Carol são unânimes em afirmar que Cachoeirinha é o lugar certo para empreender a sua nova sede. “As pessoas, às vezes, não percebem o quanto nosso município prosperou. Têm muitas coisas para melhorar, mas fico feliz em ver como tudo evoluiu”, revela Noemi. Uma das gratas surpresas foi a qualidade e atendimento do Hospital Padre Jeremias. “Em um momento de desespero tivemos uma pessoa maravilhosa que salvou a vida de uma pessoa que amamos muito”, lembra com carinho Noemi. “Luto pela minha cidade e tenho maior orgulho de estar aqui, foi essa cidade que escolhi e foi aqui que as pessoas me acolheram. Sinto-me uma cachoeirinhense de coração. Visto a camisa da nossa cidade. Sou otimista. Se cada um fizer um pouquinho de si tudo melhora”, finaliza Noemi.