Texto Roselaine Vinciprova e Fotos Divulgação
O corpo perfeito do verão começa no inverno. Apesar de o frio ainda estar espantando muita gente das atividades físicas, a primavera se aproxima e com ela também o desespero de ver os quilinhos a mais conquistados com a comilança dos dias de frio. Muitas pessoas ainda têm resistência em ir para a academia e se deparar com os corpos malhados e cheios de saúde em comparação com a sua falta de condicionamento. Iniciar preparando o corpo com caminhadas e pequenas corridas são ideias nesta época para manter a forma e estar pronto para pegar mais pesado nos dias mais quentes. O corpo leva algum tempo para se condicionar, por isso, não adianta querer fazer em uma semana o que não se fez em seis meses. A dica é iniciar com caminhadas, após intercalar corridas e ir aumentando o ritmo devagarinho. Tanta a caminhada, como a corrida, são esportes acessíveis para todos já que só exige a disposição da pessoa de colocar um bom tênis e percorrer sua quadra ou parque. Antes de iniciar qualquer plano de atividade é indispensável consultar um médico para saber das suas condições físicas.
A legião de corredores aumenta a cada dia. Estimativas apontam que o Brasil tenha cerca de 4,5 milhões de pessoas que praticam a corrida e isso reflete numa movimentação da economia de cerca de R$ 3 bilhões por ano. E os números crescem diariamente. Apesar de serem difícil de medir porque muitas pessoas praticam o esporte sem disputar nenhum tipo de competição, o fato é que o aumento de vendas de tênis, legging, camisetas está em franco crescimento.
Alguns benefícios da corrida
Exercita a cabeça – Os experts em exercício afirmam que toda atividade que exige foco e concentração é positiva do ponto de vista neurológico, porque estimula o raciocínio. “Correr regularmente também melhora a memória e outras funções cognitivas”, completa o professor Guilherme Arnone.
Melhora o sono – Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugeriram a pessoas sedentárias e com dificuldades para dormir que incluíssem na rotina trotes de 20 a 30 minutos dia sim, dia não. O resultado foi que o grupo reduziu pela metade o tempo para pegar no sono – e ainda aumentou em quase 60 minutos a quantidade de horas dormidas.
Previne doenças – Correr fortalece o sistema imunológico e eleva a produção de macrófagos, células que atacam bactérias e vírus. Um estudo da Universidade Estadual Appalachian, nos Estados Unidos, comprovou que o trabalho dessas células é mais eficaz no momento em que o corpo está em atividade, quando elas circulam mais depressa pelo organismo.
Aumenta a autoestima – Um estudo realizado por neurologistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, comprovou que há mais ligações de receptores de endorfina em quem corre do que em praticantes de outras atividades físicas. Sem contar que o fato de conseguir evoluir um pouquinho a cada dia faz um bem danado para a autoconfiança.
Deixa o coração resistente – A corrida melhora o fluxo sanguíneo nas coronárias (artérias que irrigam o coração) e estimula a capacidade de contração do músculo cardíaco.
Tudo isso afasta o risco de aterosclerose, que é o estreitamento de vasos devido a placas de gordura e que leva ao infarto.
Atenção, peça água! Quando você corre, perde líquido e sais minerais por causa da transpiração. Por isso, é preciso ficar atenta à hidratação durante o exercício. Para treinos que duram até 60 minutos, beber água (pequenos goles a cada 20 minutos) é suficiente. Quando o tempo de corrida for superior a uma hora, a nutricionista Ligia Henriques recomenda o consumo de uma bebida esportiva, que, além de água, contém eletrólitos (sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e magnésio) e carboidratos. Outra opção para o corpo não entrar em pane é consumir um sachê de gel de carboidrato diluído em água a cada 30 minutos de exercício.
(Fonte: Boa Forma)