Texto por Roselaine Vinciprova | Fotos Frederico Mombach
O desafio das organizações em um mundo onde o volume de informações aumenta a cada dia é transformar esses dados em diferencial competitivo para a tomada de decisão e crescimento. A Serasa Experian coloca à disposição das empresas uma série de ferramentas que ajudam em todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, proporcionando a expansão com segurança e rentabilidade. No Rio Grande do Sul, a Falubi – FLB Soluções, distribuidora autorizada Serasa Experian, é líder de mercado em consultas cadastrais, oferecendo aos clientes uma consultoria individualizada baseada na necessidade de cada negócio com o apontamento dos melhores caminhos para a tomada de decisão de crédito, marketing e certificação digital para as empresas de todos os portes e setores utilizando o maior banco de dados da América Latina.
Fundada em agosto de 2010, na cidade de Curitiba, a FLB cresceu rapidamente utilizando uma sistemática de trabalho baseada na fidelização da sua carteira de clientes, atendimento personalizado e capacitação do seu quadro de colaboradores. Quatro meses depois já abriu uma unidade em Gravataí e graças ao potencial da região e Estado rapidamente transferiu a matriz para a cidade. Hoje a Falubi ocupa a primeira posição no RS, é a terceira da região do sul e está entre as 10 maiores em volume de consultas do Serasa Experian. O franco crescimento é motivo de orgulho para os diretores Fabiano Alves e Luciane Caldas, que revelam que o modelo de negócio serve de exemplo para outras distribuidoras.
“Um dos diferenciais é que identificamos a necessidade de cada cliente independente do porte, conseguimos criar pacotes personalizados, desde aquele pré-pago até o da grande indústria que precisa saber quanto pode fornecer de crédito”, revela Luciane. Toda a prestação de serviços é baseada na consulta cadastral on line seja por CPF ou CNPJ. Cada consulta (são mais de 60 tipos) ainda gera 6 a 8 filtros diferentes que possibilitam uma análise inteligente.
Com uma carteira de 800 clientes, a Falubi contabiliza cerca de 90% de redução da inadimplência das empresas que passam a utilizar o banco de dados. “Ainda existem empresários que acham que a consulta é uma despesa. Mas, na verdade, ela é um investimento e deve ser colocada no custo fixo de toda a empresa, porque é garantia de um negócio seguro”, afirma Fabiano. Estatísticas revelam que cerca de 10% da inadimplência vem justamente de clientes da base antiga da empresa.
O atendimento qualificado, suporte ágil, treinamento do sistema e otimização de custos garante uma fidelização da clientela em torno de 95%. “Somos consultores altamente treinados a capacitar o nosso cliente a utilizar as ferramentas certas para o seu negócio, possibilitando, com isso, que tenha uma análise mais assertiva do seu cliente”, comenta Fabiano. Além do treinamento e capacitação, a FLB mantém um vínculo muito próximo com os clientes. Profissionais de pós-negócios e gerentes de relacionamento têm a tarefa de entrar em contato periodicamente para checar a boa utilização do sistema de informações.
O Serasa Experian é líder mundial em serviços de informação, gerando cerca de 6 milhões de consultas por dia em todo o mundo. Graças ao seu completo banco de dados oferece ferramentas que ajudam na captação e prospecção de clientes com o perfil mais próximo do desejado por cada empresa para conquistar novos mercados, além de ter produtos específicos para gestão de cobrança, rentabilização dos clientes e soluções em marketing digital. Luciane Caldas lembra que algumas empresas procuram o banco de dados para sanar suas dívidas, após um período de dificuldade. “Existem empresas que além de consultarem seus clientes necessitam consultar a si próprias, então, através de consultas específicas, auxiliamos a verificar a quem devem para que então tais dívidas sejam sanadas, desta forma, voltando a participar do mercado financeiro”, comenta. Além das consultas cadastrais, a empresa emite certificados digitais para Pessoa Física, Jurídica e Notas Fiscais com a garantia de autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. Com isso, permite que empresas, órgãos públicos e consumidores realizem suas transações on line com segurança e validade jurídica.
Focada em soluções para os negócios de todos os portes a FLB – Falubi – planeja crescer 20% até o final do ano com a conquista de novos clientes e expansão da área de atuação. A atual matriz da empresa localizada na Rua Anápio Gomes, em Gravataí passou de 30m2 (há três anos) para 300 m2. A ampliação permitirá a contratação de mais colaboradores, fazendo com que a equipe aumente para mais de 30 pessoas.
“Focaremos principalmente no crescimento do call center”, conta Luciane. Apesar de a empresa já ter clientes em todo o Brasil, a ampliação contempla a expansão da Falubi para Vale do Sinos, Serra e Fronteira com a implantação de pontos de parceria de vendas que utilizem o know know da distribuidora.
Para fornecer o suporte necessário e garantir a fidelização dos clientes, a FLB investe constantemente no aprimoramento dos seus processos e capacitação dos colaboradores. “Fortalecemos o capital intelectual, porque ele nos dá o suporte para atender bem e oferecer a solução necessária para cada um dos nossos clientes”, afirma. Fabiano Alves, Diretor da FLB, diz que o desafio é proporcionar um ambiente de trabalho com respeito, transparência e amizade.
Temos a certeza que um dos motivos pelo nosso crescimento é a valorização dos nossos funcionários. Proporcionamos liberdade, mas temos que ter foco. Periodicamente promovemos eventos de confraternização, fortalecendo o vínculo familiar e a amizade”, comemora Fabiano.
Para 2014 a FLB planeja promover eventos de aproximação, oferecendo palestras sobre temas interessantes e levar conhecimento aos seus clientes. A perspectiva é encerrar o ano com a conquista de novas posições no Brasil entre as maiores distribuidoras do Serasa Experian.