Texto por Rita Trindade | Fotos Divulgação
A 28ª Ronda Crioula de Cachoeirinha já está com data marcada. O tradicional evento gauchesco iniciará no dia 12 de setembro e seguirá até 21 do mesmo mês, no CTG Rancho da Saudade, que fica localizado na Av. Frederico Augusto Ritter, 2626.
A programação deste ano contará com shows, bailes com artistas locais e de fora, bem como oficinas coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) tratando de temas tradicionalistas junto às escolas que participarão do evento. Haverá também apresentações de grupos de dança dos CTGs, que atuarão como Posteiros da Ronda. Além disso, como de costume, o evento terá uma área destinada ao comércio de gastronomia para o público visitante.
Valdir Dambros foi escolhido como patrono desta edição do evento, ele diz estar muito animado e confiante para a realização da 28ª Ronda. “Esperamos ter um bom público assim como em anos anteriores. Acreditamos que poderemos até superar, pois a cada ano os esforços se intensificam para melhorar as condições e as atrações para o público que prestigia o evento. Como sabemos, a Ronda Crioula já se tornou um evento bastante marcante para nossa cidade”, comemora o patrono.
Valdir Dambros é casado com Marta Terezinha e se envolve com eventos tradicionalistas desde que se mudou para o município de Cachoeirinha, em 1968
Conheça mais sobre o Patrono da Ronda Crioula
Nascido em Maquiné, RS, Valdir veio para Cachoeirinha em l968. Formado em Administração de Empresas e com a profissão de Representante Comercial (aposentado) Dambros viveu no bairro Carlos Wilkes até 1975, quando se casou com Marta Terezinha Dambros. O casal teve duas filhas, Jacqueline e Janaína.
O patrono iniciou sua vida dentro da cultura gaúcha quando entrou para o CTG Rancho da Saudade, mesmo antes de sua sede própria estar pronta. Valdir atuou nos grupos de danças tradicionais e foi Patrão do CTG Rancho da Saudade em 1998 e 1999, participou em praticamente todas as capatazias do CTG. Foi conselheiro da 1ª Região Tradicionalista e trabalhou como vice-coordenador de eventos do MTG. Além da sociedade tradicionalista, Valdir também integra o Rotary Clube Cachoeirinha, um clube de serviços para comunidade, onde também realiza trabalho voluntário.