A Rede de Escolas São Francisco conta com sete instituições que oferecem Educação Infantil, Ensino fundamental e Médio. O reconhecimento do trabalho desenvolvido junto a Rede de Escolas rendeu diversos prêmios, dentre eles, recentemente o Diretor Geral da Rede, Pe. José Luiz Schaedler foi eleito Embaixador do Brasil no Parlamento Mundial da Educação e recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa em Filosofia da Educação e Master em Ciências da Educação.
A Rede de Escolas São Francisco é mantida pela Sociedade Beneficente e Educacional São Cristóvão, tem por finalidade criar e manter instituições educacionais e culturais, bem como obras sociais de promoção humana. Oferece um ensino confessional católico, de caráter educativo e filantrópico, que tem como missão: “Educar para o futuro, desenvolvendo a capacidade e a espiritualidade humana, em um ambiente seguro e acolhedor”. Integram a rede o Instituto de Educação São Francisco – Zona Norte (POA), Escola São Francisco – Santa Fé (POA), Instituto São Francisco – Cachoeirinha, Escola São Francisco – Zona Sul (POA), Instituto São Francisco – Santa Família (POA), Escola São Francisco – Menino Deus (Poa) e Centro Social São Francisco (POA). Conheça a seguir um pouco mais sobre cada unidade:
Instituto de Educação São Francisco – Zona Norte – POA
Fundada 1961, pelo Mons. Roberto L. Roncato. Construção de um espaço voltado ao ensino, objetivando atender a Paróquia do Passo do Feijó, hoje Santuário Nossa Senhora de Fátima, os Bairros Rubem Berta, Sarandi, em Porto Alegre e o Município de Alvorada. O Instituto de Educação São Francisco é referência para toda Zona Norte de Porto Alegre, formando seres humanos felizes, sadios e prósperos.
Escola São Francisco – Santa Fé – POA
Em 1985 foi inaugurada a Escola São Francisco – Santa Fé, um anexo da então Escola de 1º e 2º Graus São Francisco. O objetivo deste novo espaço de ensino é atender a demanda de jovens e crianças de uma população que se multiplica, pelo crescimento das comunidades da Zona Norte e de novos conjuntos habitacionais.
Escola São Francisco – Zona Sul – POA
Criada no ano de 1977, com o nome de fundação da Escola São Vicente Mártir, passa em 2007 a integrar-se à Rede de Escolas São Francisco, que junto com a mantenedora SBESC, começa a executar as mudanças para fortalecer o ensino de qualidade junto à comunidade da Zona Sul de Porto Alegre.
Instituto São Francisco – Santa Família – POA
Em julho de 2011 iniciaram as tratativas entre a Rede de Escolas São Francisco e as Irmãs Franciscanas, com o objetivo de conhecer a realidade da Escola Santa Família e a possibilidade da parceria do São Francisco. A partir de 2012 o São Francisco assumiu a Escola, fazendo parte da Rede no compromisso permanente de desenvolver todo conhecimento na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, capacitando pessoas na promoção da Paz e da Justiça.
Instituto São Francisco – Cachoeirinha
Em 2006, sob iniciativa do Padre José Luiz Schaedler, o Município foi agraciado com esta instituição de ensino, o São Francisco Cachoeirinha, contemplando a comunidade com o primeiro estabelecimento de Ensino de Confissão Católica. Seu fundador, com espírito de liderança e ampla visão eclesial, oferece a nossa Igreja mais este serviço evangelizador, através de uma educação que prima pela eficiência e qualidade.
Escola São Francisco – Menino Deus – POA
Fundada em 1931 e conduzida pelas irmãs Franciscanas Bernardinas a partir de 1943, a Escola Menino Deus tem uma longa história de serviço educacional contribuindo com o crescimento do bairro e da cidade de Porto Alegre. Em 2015 o Menino Deus inicia uma nova etapa nesta caminhada, agora sendo cuidadosamente conduzido pela Rede de Escolas São Francisco. Creditados pela confiança e seriedade, aceitamos este convite de assumir esta nova instituição integrando com as demais unidades de ensino.
Pe. José Luiz assume a Rede de Escolas São Francisco
Com a morte do fundador em 7 de junho de 1996, a Direção da Escola São Francisco passou para o Padre José Luiz Schaedler, então pároco do Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Desde cedo, buscou a modernização, melhoria dos espaços e criou a Rede de Escolas São Francisco. O Diretor Geral da Rede de Escolas São Francisco, Pe. José Luiz Schaedler, foi eleito Embaixador do Brasil no Parlamento Mundial da Educação. Pe. José Luiz recebeu, também, o título de Doutor em Filosofia da Educação, Doutor Honóris Causa e condecorado com o título de Master em Ciências da Educação, como reconhecimento do seu trabalho e contribuição na Educação e na Cultura. Além de Diretor da Rede, é também reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima e pároco da Paróquia Estudantil de Porto Alegre.
Fale sobre o seu papel como Diretor Geral da Rede de Escolas São Francisco. Meu papel é orientar, dirigir, manter a mística de nossas escolas e institutos, que são confessionais. No Brasil a educação privada nos últimos tempos tem sido muito “maltratada” pelo governo. Manter hoje uma rede de escolas particulares é um grande desafio! Como Diretor-Geral procuro motivar minha equipe pedagógica e administrativa para a grande tarefa de educar, apoiando e mantendo a unidade, coordenando os trabalhos e realizando uma atualização permanente. Também aplicando os recursos financeiros nos laboratórios das unidades, na manutenção e ampliação, na melhoria de nossas instituições e na expansão de novas unidades.
Quais são os maiores desafios e as maiores satisfações com seu trabalho? O maior desafio na Rede São Francisco é manter a unidade de centenas de professores e funcionários que trabalham comigo, para que eles possam realmente transmitir valores aos milhares de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O grande desafio é formar seres humanos felizes, sadios e prósperos. Como Reitor do Santuário de Fátima e Pároco da Paróquia Estudantil, o maior desafio é acolher bem a todos sem distinção e com profunda caridade. Os que vêm para o Santuário o fazem porque querem ouvir uma palavra de ânimo, fé e força. Nenhum Sacerdote, jamais, deveria ser causa de afastamento de fiéis que estão necessitados de bênção. Aliás, ninguém deve ser causa de maldição para o outro, mas sim bênção para que haja vida. A maior satisfação no meu trabalho é ver crianças com futuro, jovens com ideais e adultos com êxito, realizados e felizes. Para isso, é necessária sempre uma pedagogia da presença, da proximidade. Outro grande desafio é manter-se firme diante de muita insatisfação contra as instituições de ensino em geral; já não há mais compreensão por parte de muitos responsáveis que delegam a educação de seus filhos para a escola. A própria igreja tem uma dificuldade enorme em compreender que a escola é também um lugar privilegiado de evangelização. Falta apoio de muitos cristãos católicos e, também de padres que julgam desnecessária a Escola Confessional, falta a compreensão de grande parte do clero de que a igreja de amanhã está nas mãos das crianças e jovens de hoje. Se não valorizarmos nossas escolas e não as atingirmos, em 30 anos seremos uma igreja de velhos.
Comente sobre o papel de embaixador do Brasil no Parlamento Mundial da Educação. Temos o compromisso de estudar muito e de tentar buscar novas formas de ensino, novas práticas, novos modelos… Temos a obrigação de chamar a atenção dos que estão à frente de nossas universidades, de nossas instituições de ensino básico, para que busquem sempre caminhos novos sem abrir mão do que é essencial na educação: tornar visível o que está escondido em cada pessoa – a inteligência – desenvolvê-la e colocá-la à disposição de todos. Todo conhecimento não tem sentido nenhum se não for partilhado, transmitido efetivamente e colocado em prática!
Reconhecimentos
Pe. Schaedler recebeu muitos reconhecimentos em âmbito nacional e internacional, dentre os quais:
1999: Prêmio Clave de Sol – Qualidade e Tecnologia em Educação, Mercosul
2000: Título de Líder Comunitário – pela Câmara Municipal de Porto Alegre
2003: Prêmio Homens e Mulheres de Ouro – Destaque Educacional de Qualidade e Tecnologia em Educação – concedido pelo Mercosul 2003: Prêmio Competência – concedido pela Lester Comunicação e Marketing
2007: Prêmio Clave de Sol – Qualidade e Tecnologia em Educação, concedido pela Associação dos Empresários do RS/SC/PR e Mercosul
2008: Prêmio Internacional de Excelência e Qualidade em Eduação, pelo Consejo Iberoamericano de Educación – Guayaquil, Equador
2008: Título de Doutor Honoris Causa de Iberoamerica – Guayaquil, Equador
2008: Prêmio Master em Gestão Educacional – Equador
2011: Empresário Cristão do Ano – concedido pela Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas do Rio Grande do Sul
2012: Comenda Porto do Sol – concedido pela Câmara de Vereadores de POA
2014: Título de Doutor em Filosofia da Educação – Puebla, México
2014: Doutor Honoris Causa em Educação, pela Associación de Rectores de La República Argentina (AREPRA) 2014: Prêmio Master em Ciências da Educação, México 2014: Embaixador do Parlamento Mundial de Educação
Certificado Internacional de Excelência em Educação
A Rede de Escolas São Francisco recebeu o troféu de Excelência em Educação e o Certificado Internacional de Excelência Educativa no XV Cumbre Iberoamericano de Educação y Cátedras Magistrales. O evento reuniu 17 países da América Latina, junto com Portugal e Espanha, no Centro de Eventos Forte de Guadalupe e Forte de Loreto, na cidade de Puebla, México. Com o tema “Educando para Formar Seres Humanos de Excelência”, renomados especialistas de diversos países (México, Colômbia, Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Cuba, Peru, Índia) trataram dos desafios e propostas de trabalhos para qualificar a educação.