Prof. Saul Sastre – Diretor da Atitude3 Desenvolvimento em Gestão – Doutorando em Administração
Richard St. John, em seu livro “Oito características que as pessoas de sucesso tem em comum”, pesquisou mais de 500 pessoas bem sucedidas na tentativa de descobrir o que elas poderiam ter de parecido. Segundo o autor, essas características são:
PAIXÃO: As pessoas de sucesso são apaixonadas pelo que fazem, ninguém tem sucesso em algum projeto ou empreendimento se não gosta do que faz. Lamentavelmente, a maioria, trabalham no que não gostam. Muitos nem quiseram escolher suas profissões e foram fazendo o que a vida lhes apresentava, enquanto que o pensamento lógico que norteia essa característica é, que só se pode realizar riquezas depois da descoberta do dom.
TRABALHO DURO: E por serem apaixonadas, trabalham duramente para realizar o seu sucesso. Mesmo que sejamos a pessoa mais talentosa em determinada área de trabalho, se não trabalharmos duro diariamente, com disciplina, nunca conseguiremos vencer. O trabalho está sempre à frente do sucesso, exceto no dicionário.
FOCO: São focadas em seus objetivos. Nós somos o resultado de onde colocamos nosso foco e talvez o maior desafio de manter o foco, é que é muito saudável e recomendável que sempre tenhamos um plano B. Nesse caso, cada um deve desenvolver sua fórmula.
DESAFIAM-SE: Procuram a cada vez chegar mais longe, estabelecendo novas metas desafiadoras constantemente, a exemplo do Samurai que repete milhares de vezes o mesmo exercício, perseguindo a perfeição dos movimentos e superaçãodos resultados.
SÃO INOVADORES: Com a capacidade de transformar ideias criativas em resultados quantificados. Inovar é fazer algo criativo com resultados para a organização ou pessoa. As pessoas de sucesso procuram fazer coisas diferentes, com processos diferentes e assim se destacar no mercado.
MELHORAM SEUS PONTOS FORTES: Ou seja, procuram ser acima da média em tudo o que fazem, buscando a perfeição naquilo em que já são os melhores. Melhorar pontos fortes, também exige a habilidade de neutralizar pontos fracos, com muito esforço e determinação.
ESPÍRITO PARA SERVIR: Fazem da sua atividade uma maneira de executar sua missão de vida, buscando assim deixar a sociedade melhor.
PERSISTÊNCIA: Não desistem jamais, são persistentes na perseguição daquilo que se propõem.
O sucesso na atualidade está no conhecimento, na experiência e nas atitudes das pessoas. O conhecimento é muito importante e se adquire através da qualificação. Nesse nosso modelo de sociedade, quanto mais se estuda,mais nos credenciamos para as boas oportunidades e isso em qualquer idade da vida. A experiência traz a maturidade profissional, fato que nos leva a produzir mais com menos, conhecendo os atalhos saudáveis do ramo que atuamos. Porém o que define o sucesso, seguindo os ensinamentos do livro de John, são atitudes, todas elas alinhadas.
Como contribuição a essa bela obra, acrescentaria a habilidade de saber e querer correr riscos. Um dia, conversando com um empreendedor de muito sucesso, ele me contou sua trajetória profissional. De toda a sua história, que começa com um início minguado, de poucos recursos e muita vontade de vencer, o que o havia diferenciado dos demais, foram as escolhas e os riscos que resolveu enfrentar. Por vezes, apostou todo o seu dinheiro e até patrimônio pessoal em projetos que acreditava. Por vezes também pensou que iria a falência, mas no final tudo acabou dando certo, ou pelo menos está dando certo até agora, como ele mesmo diz, “não sabemos o dia de amanhã, é preciso estar sempre atento, trabalhar duro e saber onde colocar as fichas”.