Texto por Denise de Oliveira Milbradt
A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) realizou na Fiergs em agosto, durante três dias, uma grande feira de negócios, que contou com a participação de supermercadistas, varejistas, consumidores e fornecedores de todo o Rio Grande do Sul. Nos estandes – espaços milimetricamente projetados para receberem clientes e amigos – era possível encontrar uma gama de produtos disponíveis para degustação, levá-lo como brinde ou mesmo encher os olhos com os últimos lançamentos. O momento era de exibicionismo e ostentação ao apresentar novos produtos produzidos com o que existe de mais moderno e tecnológico no setor.
Ao longo do trajeto um robô surpreendia as pessoas com sua proposta de interação e divulgação de uma empresa especializada em softwares. Mais alguns passos e era possível encontrar belas mulheres, que usavam de eficiente comunicação para convencer os visitantes a degustarem seus produtos.
Atentos, também, ao público consumidor muitos destes lançamentos estavam focados para a área da saúde com as mais diversas propostas, desde a ingestão de uma dose extra de proteínas e vitaminas (não encontrados nos produtos tradicionais) até linhas específicas para atletas. A Ritter Alimentos, indústria instalada no município de Cachoeirinha há quase um século, levou para a feira sua nova linha de barras de proteínas voltada para desportistas. A ideia é evitar o ganho de peso com a absorção rápida de carboidrato, que beneficia diretamente a produção de energia. Segundo a gerente geral da empresa, Cléia Garcia, a Expoagas oportuniza ter um contato mais próximo com o público consumidor, avaliando suas expectativas e fechando ainda novos negócios. “A partir do feedback recebido durante o evento é possível ainda renovar nosso portfólio de produtos para se adequar aos mercado. Apesar de ser dirigida pela quarta geração da família Ritter, recentemente renovamos todo o maquinário fabril para produzirmos um produto altamente qualificado”, detalhou.
O presidente da Agas, Antonio Cesa Longo disse que o grande desafio deste ano é atender de maneira mais qualificada o consumidor, que está mais exigente e busca melhor custo benefício. Quem consegue este diferencial, segundo ele, é o empreendedor ágil e rápido. Em 2014 participaram da feira 4.500 empresas e foram lançados 800 novos produtos. “A feira oportuniza novos negócios e divulga as ações da entidade para qualificar os profissionais envolvidos. Além do mais, o setor teve um aumento real de apenas 1,56% no primeiro semestre. Prova de que temos de trabalhar muito”, declarou.