A aquisição de um imóvel, seja ele novo ou usado, sempre é um excelente negócio. No caso do usado, estar de olho aos detalhes pode fazer toda a diferença.
O processo de compra de um imóvel exige atenção e uma série de aspectos necessários para evitar transtornos durante e depois das transações. Atribuir a uma imobiliária de confiança o papel de encontrar o espaço adequado para os seus sonhos, ainda economiza tempo e dinheiro. Assim, se optar por um imóvel usado tenha a certeza de que estará fazendo um bom negócio. Além disso, este tipo de imóvel costuma ser mais barato e passível de inúmeras linhas de crédito, atualmente, disponíveis no mercado. Dê preferência a contratar um corretor ou empresa idônea e que, de fato, conheça o local ou mesmo a cidade vislumbrada para sanar todas as dúvidas antes de fechar o negócio.
Uma ótima dica é dar o devido valor ao contrato de promessa compra e venda. Com a assinatura do termo inicia as negociações e as análises dos documentos do imóvel, do atual proprietário e do comprador, além de estabelecer os prazos e o valor do sinal a ser pago. Esse valor deve ser depositado em favor do vendedor, porém não poderá ser utilizado até que a documentação do imóvel seja apresentada sem nenhuma restrição. Caso isso não aconteça dentro do período previsto, o sinal poderá ser devolvido ao comprador. Quando o interessado na compra não consegue o financiamento ou não pode mais realizar o negócio, é aplicada uma multa, que, em geral, corresponde à quantia dada como sinal.
Também não esqueça de levar o contrato de compromisso ou promessa de compra e venda ao Cartório de Registro de Imóveis para averbação. Esse procedimento evita golpes e garante a realização do negócio. No momento do pagamento do imóvel, será feita a lavratura da escritura definitiva de venda e compra, realizada pelo Tabelião de Notas. Depois, a escritura definitiva precisa ser registrada na matrícula do imóvel. Mas não confunda escritura, que pode ser lavrada em qualquer Tabelionato de Notas, com certidão de matrícula. A matrícula é única e só pode constar em um Cartório de Registro de Imóveis, o da região de localização.
Algumas dicas antes de fechar o negócio:
-Visite o imóvel com calma e vá à região em dias e horários diferentes. Verifique o estado de conservação da construção, as instalações elétricas e hidráulicas, se não há rachaduras ou trincas em paredes e pisos etc. Em caso de condomínios, pergunte se há vagas demarcadas na garagem e informe-se sobre o rateio das contas de água, luz e até tevê por assinatura. Além disso, avalie a infraestrutura de serviços, transporte e segurança do bairro;
Analise o histórico do imóvel. No Cartório de Registro de Imóveis, mediante o pagamento uma taxa, é possível ter acesso à matrícula atualizada do imóvel. É um documento com informações da propriedade, dados sobre a existência de hipotecas ou dívidas pendentes. É importante que essa certidão tenha sido expedida há menos de 30 dias;
Leia todas as cláusulas do contrato com atenção. Os termos devem ser claros e de fácil entendimento e tudo o que foi acertado durante as transações precisa estar apontado, incluindo uma descrição do imóvel e dos itens que não fazem parte da construção, mas serão repassados ao comprador, como armários embutidos, lustres e chuveiros. Também examine as condições previstas para uma eventual rescisão. Por fim, risque todos os campos que permanecerem em branco e rubrique todas as folhas;
Determine previamente quem arcará com os custos da corretagem. Normalmente, esse pagamento é feito pelo vendedor ou o valor é descontado do preço total do imóvel. É importante incluir no contrato os dados e as qualificações do profissional ou empresa que faz a intermediação do negócio para que ele seja responsável por eventuais prejuízos.