| Eveline Juswiak
Psicóloga – CRP 07/20725
Chega nessa época do ano e as pessoas recomeçam a falar em metas, mudanças, e, principalmente, a importância de se ter esperança em algo melhor. Mas o que te leva a ter esperança?
Talvez seja necessário entender o que é ter esperança. Segundo o dicionário online ter esperança é o mesmo que “confiar que algo bom acontecerá” ou “acreditar que um desejo se torne realidade”. Ou seja, é esperar algo acontecer, principalmente coisas melhores.
Ter esperança nos liga a vida que desejamos ter e que é possível construir. Essa sensação pode ser extremamente motivadora para mudanças necessárias que desejamos ou precisamos realizar em nossos comportamentos. Não é nada muito diferente do que sonhar. Mas, muitas vezes, o sonho só pode se tornar realidade quando fazemos algo para isso.
O que nos tira a esperança, muitas vezes, é olhar com um pensamento pessimista para as coisas, ou só enxergar as coisas que não estão dando certo e acabar generalizando que nunca vai dar certo mesmo. Sabe aquela pessoa que olha apenas para os 5 minutos do dia que foram ruins, e não olha para os outros 1435 minutos em que viveu.
E de fato, toda vez que escolho olhar para as tentativas fracassadas, alimento mais a visão pessimista, de que tudo dá errado, de que sou azarada, de que não vale a pena tentar mais. Sempre que escolho desistir e não tentar mais, me mantenho mais distante da mudança necessária para viver coisas diferentes e significativas. Por consequência, encontro a desesperança, ou o desânimo. Só enfrentamos nossos monstros se achamos que vale a pena, e essa sensação de que vale a pena chama-se esperança.
É importante olharmos para nós mesmos e refletirmos se há algo a ser feito ou mudado para vivermos a vida que queremos. Será que você não tem se colocado sentado do lado desse muro que encontrou no caminho e que diz que nada pode melhorar? Quem sabe podemos escalar esse muro, e encontrar algo diferente do outro lado? Qual a tua responsabilidade naquilo que tem vivido?
Você não tem culpa do que sente ou pensa, mas tem responsabilidade nas escolhas que faz. Escolhas essas que podem estar te deixando com menos esperança de uma vida melhor. Que nesse próximo ano tu possas olhar com mais perspectiva e flexibilidade para a vida que tens, se desconectando daquilo que não é útil, e com coragem para fazer as mudanças necessárias e que geram esperança!