Advogar significa interceder a favor de alguém, protegendo os seus interesses e direitos garantidos pela legislação. A advocacia é a única profissão encartada na Constituição Federal (art. 133) como um dos pilares da justiça e “indispensável à sua administração”. Portanto, o advogado desempenha função essencial à justiça, servindo, assim, como elo entre a parte desprotegida (cliente) e o direito que a cerca.
O advogado é tão importante quanto um médico. Não se confia a vida de um enfermo a determinado médico só porque esse é mais barato, mas sim àquele que inspira confiança, tenha um bom currículo e seja experiente.
A escolha da profissão de advogado deve ser, como qualquer outra, pautada pela análise e reflexão saudável e sensata das habilidades e ciente da missão que tem a cumprir, o que torna a escolha da profissão uma decisão árdua. Para ser advogado, certamente, exigirá vocação, talento e predestinação.
A profissão é a única que consta definida em nossa Constituição Federal, sendo um dos pilares da Justiça e indispensável a sua administração. Quem a escolher deverá estar preparado para as benesses desta carreira, mas também deve estar certo que os resultados não dependem exclusivamente de sua competência e caso não obtenha o sucesso esperado, saber que se empenhou até seu limite na tentativa de fazer prevalecer o direito ou a justiça, não importando a dificuldade da própria causa e os elementos que a compõem.
É preciso seguir o Código de Ética, levando em consideração que depende de cada advogado a sua manutenção e a reputação de toda a classe. Então, aquele que escolhe ser advogado deve saber que a partir do momento em que estiver apto a exercer a sua profissão, terá que ter a verdadeira noção da sua importância e estará imbuído de grandes responsabilidades sociais.
Ao falar, agir, escrever, opinar, atuar e comportar-se, não poderá mais portar-se como outrora, pois, a importância do advogado para a sociedade trás consigo grandes responsabilidades e anseios dos que buscam no profissional advogado uma solução para suas demandas na ânsia de poder verificar que a Justiça lhe socorreu.