Texto | Roselaine Vinciprova – Fotos | Fabiano Riffatti
Há 11 anos Cachoeirinha e a região ganharam uma nova proposta de relacionamento entre o Sicredi e seus associados. Com a inauguração da agência foi possível construir e experimentar a filosofia de uma instituição financeira que tem como principal pilar o cooperativismo, ou seja, cada associado é também dono e pode participar das decisões da sua cooperativa.
A agência do Sicredi Cachoeirinha conta hoje com 18 colaboradores e cerca de 4 mil associados. Além disso, contabilizou entre 2017 e 2018 um crescimento de 410%. Todo esse aumento é reflexo de uma filosofia que norteia o Sicredi há mais de 116 anos e que tem como principais pilares o associado, os colaboradores, a comunidade e as empresas.
O cooperativismo de crédito na América Latina iniciou em 1902, em Nova Petrópolis. Hoje são 4 milhões de associados, presentes em 22 Estados com mais de 1,7 mil agências. Enquanto um banco é constituído por uma sociedade de capital, uma cooperativa é formada por uma sociedade de pessoas, sendo que cada uma tem uma cota, passando a ser dona, tendo voz sobre as decisões e participando dos resultados.
Tendo a comunidade como um dos pilares, a Cooperativa investe, constantemente, em projetos sociais. Através de palestras e encontros, o Sicredi dissemina a cultura da educação financeira desde a infância. A parceria com escolas possibilita que desde cedo as crianças possam compreender melhor a importância do planejamento e, com isso, consigam projetar o seu futuro. “Normalmente, as pessoas colocam seus sonhos de lado e queremos, que através, do planejamento financeiro, os sonhos possam vir primeiro”, revela Tiago Cardoso, gerente geral da Agência Cachoeirinha. Em 2018 a Sicredi União Metropolitana RS (que contempla 9 municípios) impactou mais de 500 famílias que receberam auxílio para administrarem melhor o seu dinheiro e, com isso, tiraram seus sonhos do papel.
Além disso, o Sicredi apoia projetos sociais desenvolvidos por entidades. Em 2018 foram contemplados 46 projetos com um investimento de R$ 255 mil. Nesse ano foram inscritos 120 projetos, e apesar dos contemplados ainda não terem sido divulgados, o investimento quase que dobrou com a destinação de R$ 492 mil para projetos sociais na região. Em Cachoeirinha, quatro iniciativas receberam recursos no ano passado: Nossos Jovens (Associação Comercial de Cachoeirinha), Formação básica profissional para surdos (Dot Coworking) e Incentivo ao esporte (Rotary Club Industrial).
Cada pessoa que se torna um associado do Sicredi é convidada a conhecer mais sobre os valores do cooperativismo através do Programa Crescer, disseminando assim a cultura do cooperativismo e crédito, assim como da educação cooperativa. Em 2018 foram cerca de 600 associados formados. Todas as decisões do banco são compartilhadas em forma de assembleias, efetivando a transparência das ações e compartilhando as decisões.
Dentro do Sicredi, cada cliente se torna um associado e o atendimento se transforma em relacionamento. O associado, além de auxiliar na tomada de decisões, também participa, anualmente, da distribuição de resultados proporcionalmente aos serviços que utiliza.
O Sicredi a cada dia cresce em todo o Brasil. O Sicredi União Metropolina do RS (que contempla Cachoeirinha) contabilizou 46% de crescimento entre 2017 e 2018. Para este ano serão abertas mais cinco agências na região. A agência Cachoeirinha passou por uma série de melhorias estruturais e gerenciais. Atualmente, o espaço só acomoda associados reforçando ainda mais a proposta de trabalhar com relacionamento. Um levantamento aponta que em 2018 o associado do Sicredi economizou cerca de R$ 12 milhões comparados às taxas bancárias convencionais do mercado.
Para o futuro, Tiago garante que serão abertos dois novos escritórios na cidade, um próximo ao Shopping do Vale e outro na nova sede da Associação Comercial. Os espaços não terão porte de agência, mas serão um elo para facilitar o relacionamento. “Aqui os associados são donos do negócio, e é graças a isso que a cada dia crescemos e oferecemos mais soluções que atendam as empresas, as pessoas e a comunidades onde estamos presente”, revela.