Texto por Rita Trindade | fotos arquivo pessoal
A Copa do Mundo 2014 acabou e deixou muitas histórias e emoções. Turistas e brasileiros se surpreenderam com a organização e hospitalidade do nosso povo. O bordão que marcou todo o processo de preparação para o evento futebolístico, “imagina na Copa”, foi esquecido e substituído por “a Copa das Copas”. Porto Alegre foi palco de muitos gols, dentro e fora do campo. As nove equipes que estiveram na capital deram um espetáculo de bom futebol e a avalanche de “todos os povos e todas as cores” que as acompanhou encantou a todos que presenciaram esses dias inesquecíveis para Porto Alegre. A cidade respirou futebol, cultura e emoção. Confira a seguir alguns depoimentos de apaixonados por futebol que foram aos estádios, assistiram aos jogos e sentiram toda essa comoção bem de perto.
“Na minha casa todo mundo é fã de futebol, de Copa ainda mais, nós tentamos comprar ingressos para vários jogos, mas conseguimos apenas para Holanda x Austrália, eu adoro esse clima de Copa, fui várias vezes a fan fest só para viver isso, acho impressionante a paixão que o futebol desperta nas pessoas. Adoro ir ao estádio e sentir a emoção de um jogo de perto, por muitos anos fui ao Olímpico e agora, na Arena, então participar de uma Copa era um sonho, aqui no Brasil então, nem se fala. Uma emoção que não vai se repetir na vida, quero contar isso aos meus filhos.
O jogo foi sensacional, além da partida ter sido boa o clima no estádio estava lindo, o pessoal empolgado, muitos turistas cantando, dançando e fazendo festa, estava muito divertido. Normalmente não se vê turistas andando nas ruas de Porto Alegre, foi muito empolgante ver algo novo, diferente na cidade, que ficou com outra cara. Limpa, organizada, segura e em festa, pelo menos por alguns dias e eu tirei proveito de tudo isso que a Copa proporcionou. O estádio ficou lindo (não tão lindo quanto a Arena), confortável, os acessos super fáceis, tudo identificado, os voluntários super simpáticos e bem instruídos, a única coisa ruim era o preço das coisas, bebidas e comidas, estavam caras”.
Pâmela Oliveira
“Realmente foi maravilhoso, ganhei de presente dos meus filhos a passagem e o ingresso para assistir França x Honduras. A cidade estava uma festa, gente de todas as nacionalidades, parecia que o estrangeiro era eu, pois em todos os lugares só se falava inglês, alemão, francês, árabe, espanhol. Quanto a organização, estava muito boa, pegamos o metrô em Ipanema sem pagar passagem, era só apresentar o ingresso, e desembarcamos no Maracanã e na volta fizemos o sentido contrário. Havia muita segurança e a festa dentro do estádio foi indescritível”.
Ardêmio Ricardo Sffair
“Assistir um jogo da Copa é simplesmente fantástico. O sentimento de saber que você está fazendo parte de algo histórico e único, uma oportunidade que dificilmente se repetirá, nos faz valorizar cada minuto desse dia. O jogo é um espetáculo a parte, pois em campo estão os melhores jogadores do mundo, e observá-los de perto é emoção garantida. A torcida é formada por pessoas do mundo todo, cada um com seu jeito diferente de ser, mas todos juntos, pois não existe divisão de torcedores, e sim, uma energia contagiante. Todos souberam respeitar o próximo. Achei excelente a organização do evento, tive a oportunidade de entrar no gramado e acompanhar um pouco de como funciona a organização, tudo muito rigoroso. Fácil acesso ao jogo e muita gente trabalhando para tudo dar certo, na minha opinião, saiu tudo perfeito. Só tenho a agradecer, pois foi um dia pra guardar na memória”.
Thiago Corrêa
“Sem palavras, é assim que a família Estrella pode descrever a emoção de ter assistido quatro jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre. Conviver com pessoas de várias nacionalidades, fazer a ‘ola’ e gritar gol com franceses, hondurenses, holandeses, australianos, argentinos, nigerianos, argelinos e alemães foi uma experiência que vai ficar guardada para sempre. Utilizamos o transporte público duas vezes para fazer o caminho do gol, que foi uma inovação na Copa do Mundo. Visitamos a Fan Fest, aprendemos a coreografia original da Argélia e tantas outras coisas que só uma Copa pode nos proporcionar. A organização estava impecável, segurança super eficiente, voluntários e profissionais da FIFA educados e prestativos. Porto Alegre está de parabéns. O estádio Beira-Rio está maravilhoso”.
Fernanda Estrella