A importância de saber outros idiomas no mundo dos negócios se tornou vital. Após a globalização, ficou difícil ter pleno sucesso na carreira profissional sabendo apenas um idioma. A cada ano que passa o domínio de línguas estrangeiras, principalmente o inglês, tornou-se requisito primordial para evoluir na profissão e para alcançar maiores patamares profissionais. Com a padronização da prática do inglês nas corporações do mundo todo, as culturas, termos técnicos e linguagens se fundem cada vez mais e todas as companhias falam praticamente a mesma língua, independentemente da localidade no planeta. Para isso, é necessário um conhecimento profundo do inglês que pode ser utilizado em conversas com parceiros internacionais ou em viagens ao exterior.
Segundo pesquisa realizada pela Catho Online, intitulada “A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros”, que contou com a participação de 16.207 profissionais de diversas áreas, apenas 7,7% dos entrevistados informou ter o domínio da língua inglesa. Ainda de acordo com o levantamento da Catho, os profissionais de níveis hierárquicos mais alto são os que possuem mais conhecimento no idioma, como presidentes (18,2%), vice-presidentes (16,1%) e diretores (18,6%). O nível hierárquico de trainee também mostra maior conhecimento na língua inglesa. Na pesquisa de 2007, 22,4% dos respondentes falava inglês, enquanto na edição de 2009, esse número subiu para 24,5%. O profissional que quer estar preparado deve ter a visão de que é fundamental buscar o conhecimento de outra língua para não ficar de fora das oportunidades do mercado de trabalho. O processo de relacionamento entre empresas de todo o mundo tem se intensificado a cada ano, e as empresas de países emergentes já têm a possibilidade de competir em um mercado global. Considerando que o inglês foi escolhido para ser o idioma oficial no mundo dos negócios no âmbito internacional, é preciso que o profissional esteja apto a se comunicar no idioma com diversas nacionalidades.
Por que falar Inglês é tão indispensável?
•O inglês é a primeira língua de mais de 400 milhões de pessoas;
•O inglês é a língua oficial ou tem um status especial em mais de 75 países;
•Uma em cada seis pessoas do mundo fala inglês;
•80% das instruções, dos materiais eletrônicos que se vendem em todo o mundo vêm escritas em inglês;
•2/3 de todos os científicos do mundo leem e publicam em inglês;
•Cerca de 600 milhões de pessoas falam inglês como segundo idioma.
Existem alguns termos que, pelo uso diário, já fazem parte do glossário corporativo brasileiro. Saiba quais são os termos mais falados pelos brasileiros, independentemente de sua área de atuação.
* Branding: trabalho de construção de uma marca no mercado;
* Briefing: todas as informações necessárias para realização de uma determinada ação;
* Budget: orçamento;
* Business plan: plano de negócios;
* Case: estudo de caso, normalmente abordado em empresas;
* Coaching: projeto com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente), conforme a meta desejada por este. O coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazos, por meio da identificação e do uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e da superação de suas fragilidades;
* Deadline: prazo final;
* Expertise: conhecimento técnico;
* Interface: ferramentas que possuem um design fácil de ser usado, geralmente com ícones indicando o que representa cada função;
* Feedback: trata-se de informar o colaborador sobre o seu desempenho, conduta ou a respeito de uma eventualidade, buscando estimular e reorientar ações, com o objetivo de maximizar o seu desempenho;
* Follow up: dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções.
* Headhunter: caçador de talento;