| CLARISSA ALVES – Psicóloga
JAQUELINE AVILA FREITAS – Psicóloga
MAILARA GERMANOWICZ – Psicóloga
Final do ano chegando e você deve estar se perguntando: Quais são meus planos para o novo ano? Será que vou fazer aquela tão sonhada viagem? Conseguirei passar em um concurso? Será que vou conseguir alcançar um emprego estável?
Desde a infância, somos estimulados nas mais diversas formas a alcançar resultados, muitas vezes, inatingíveis. Vivemos em uma geração do aqui e agora, onde a espera cedeu lugar para o imediatismo. Consequentemente, a competitividade e a necessidade de alcançar uma alta performance está diretamente associada a maturidade emocional e êxito profissional. Percebemos que os níveis de insatisfação e depressão estão cada vez mais altos e em idade precoce. Como sonhar em um mundo tão competitivo e desigual?
A importância de um novo ano torna-se necessária na busca de reciclar ideias e refazer os planos. É preciso reformular as metas e traçar estratégias para alcançar os resultados. Porém, muitas vezes imersos em nosso mundo interior, com medo dos desafios e possíveis consequências de nossas escolhas, acabamos por nos conformar com o lugar onde estamos, permanecendo em nossa zona de conforto, sempre promissores de que no novo ano “tudo será diferente”. É a chamada compulsão a repetição, onde repetimos determinados padrões de comportamento na intenção de obter um resultado diferente. Porém, ao escolher o mesmo caminho, sempre estaremos reféns de nossa própria história, compelidos a repetir os erros das gerações anteriores.
Se você já viveu uma história parecida e acredita que está na hora de fazer um novo ano, é necessário se dar conta da forma como resolve os seus conflitos no dia-a-dia. Comece fazendo pequenas modificações no padrão de comportamento. Se quer atingir determinado resultado, torna-se necessário a modificação de caminhos antes trilhados. Quem sabe a partir de amanhã você tenta mudar o trajeto de sua casa até o trabalho? E aquela terapia que sempre pensou em fazer? Ainda há tempo.
Pense, tente, reinvente. Faça diferente!
Que 2019 seja um ano de mudanças!