Texto e fotos por Kamyla Jardim
O carnaval já acabou, mas a Revista Mais Matéria não poderia deixar de dar destaque à beldade carnavalesca de Gravataí. Com apenas 19 anos, Tayná Vieira Viçosa foi eleita a rainha do carnaval de Gravataí 2014, na classificação adulta.
O sorriso tímido de menina quase esconde a exuberância de uma mulher com muito samba no pé, é só colocar o salto alto e escutar o som da bateria para toda a timidez ir embora e Tayná mostrar a que veio.
Ao longo de 2013, a jovem carregou o título de Rainha do Carnaval de Cachoeirinha, por ainda residir na cidade. Desde 2009, Tayná participa de concursos, alguns que envolvem a dança, e outros que avaliam apenas a beleza e desenvoltura nas passarelas. A mãe Jane, orgulhosa, ressalta: “Ela sempre ganhou todos os concursos que participou”. Neste ano, além de ter Tayná como Rainha do Carnaval de Gravataí, a cidade atual da jovem também será representada por ela na final estadual do Miss Beleza Negra em maio.
A bela Tayná realmente ganha destaque por onde passa, a menina conta que nunca procurou os concursos, sempre foi convidada a participar e realizar as inscrições. Na escolha da Rainha do Carnaval, a Associação Seis de Maio pediu que Tayná a representasse, e mesmo sendo a única menina inscrita por outra entidade que não era a escola Acadêmicos de Gravataí, a jovem aceitou e levou o título para casa.
Com a visibilidade que adquiriu nos concursos, Tayná foi convidada ainda neste ano a desfilar pela União da Vila do IAPI no carnaval de Porto Alegre. Ela conta que dançar sempre foi o sonho da sua vida. A mãe da jovem até brinca: “Essa ai já foi feita dançando”. A bela com apenas 12 anos dava aula de dança de pagode e street dance na Criativus – Centro de Dança e Cultura. Em troca, a professora e dançarina Luciane Bento ensinava dança de salão para Tayná. Desta forma, a vida inteira da menina foi movida pelos passos da dança.
“Carnaval tinha que ser o ano inteiro. Minha semana só começa depois de um ensaio. Ai é só alegria, e falo pela vila, porque tem irmandade e humildade em quem participa do carnaval. Fico muito feliz de ver isso porque esses valores eu trago de casa”, afirma a jovem que em seguida complementa: “Sempre soube impor respeito no meu trabalho. Carnaval não é nudez, bebida, festa e promiscuidade, para quem vive isso é amizade, alegria, dança e, principalmente, respeito”.
Sobre a carreira, Tayná afirma que pretende terminar o 2º grau e batalhar pela sua independência financeira. “Quero seguir a carreira na dança de salão, me especializar, fazer faculdade e tudo que preciso para me destacar na profissão”, revela. Em conjunto com o desejo de se profissionalizar, Tayná seguirá participando de concursos. Para o próximo ano pretende ser Rainha do Carnaval de Porto Alegre e afirma que já está se preparando desde agora.
A torcida da família de Tayná é grande. As três irmãs que também nutrem uma paixão pelo carnaval dão muito força para a jovem rainha. Já o pai Claúdio demonstra um pouco de ciúmes da filha, mas por ser um verdadeiro “paizão”, como descreveu Tayná, nunca deixaria de apoiá-la na realização dos seus sonhos. “Nós sempre a ensinamos que tem que ter garra para alcançar os objetivos, mas sempre mantendo a humildade que é o diferencial dela. Ela tem muito caminho pela frente, vamos vê-la brilhando muito ainda, disso não tenho dúvidas”, afirma a mãe de Tayná na torcida pela filha.
Patrocínio
Tayná contou que a maior dificuldade era participar dos concursos sem patrocínio. “Sempre soube dos concursos na última hora, era pega desprevenida. Sem ajuda, minha mãe tinha que correr atrás das roupas, fazer minha maquiagem, cabelo e arcar com as despesas que não são poucas”, descreveu. Entretanto a jovem aproveitou para agradecer ao Leandro Rigor, que para o concurso Miss Beleza Negra, se prontificou em ajudar com os vestidos e calçados da sua loja de aluguel.