Fazer uma festa, independente do motivo, sempre envolve um mix de emoções: a alegria por reunir os amigos acaba se misturando com uma tensão para saber se tudo vai realmente dar certo.
Para ajudar quem quer fazer tudo por conta própria, o empresário Marcelo de Weber, do Espaço Traffô, esclarece as seis principais dúvidas. Confira.
1.Orçamento
Esta é a primeira coisa a ser pensada. É preciso saber antes mesmo de planejar o evento qual é a verba disponível. A partir deste momento, fica mais fácil definir quantas pessoas poderá convidar. “Com o capital definido, o organizador poderá determinar onde realizará o evento e que tipo de infraestrutura poderá oferecer”, afirma Marcelo.
2. Lista de convidados
Se a renda for limitada, é preciso redobrar o controle neste momento. É difícil cortar pessoas da lista, mas o empresário orienta a separar a emoção da razão. “Não se deixe influenciar por convidados que te pedem para incluir na lista um amigo ou parente. Convide apenas quem for importante”.
3. Decoração
A decoração da festa deve corresponder ao seu estilo pessoal, segundo explica o especialista. “Seja você uma pessoa clássica, retrô, colorida ou despojada, imprima sua personalidade na decoração da festa, tornando-a mais pessoal e exclusiva”.
4. Sonorização
A trilha sonora faz toda a diferença para uma festa ter sucesso ou não. Mas antes mesmo de pensar em que músicas quer ouvir na festa, é preciso verificar a acústica do local, para poder determinar o volume da música e o horário de encerramento o evento. Também vale testar os equipamentos para evitar chiados ou falhas. “Quanto à trilha, se for contratar um DJ ou banda, verifique se o estilo do profissional tem a ver com o evento”, pontua Marcelo.
5. Cardápio
Para agradar a maior parte das pessoas, é preciso se lembrar que nem sempre o gosto pessoal corresponde ao da maioria. “Pense no coletivo. Você poderá ter convidados vegetarianos, com algum tipo de alergia a certos alimentos, ou que não se apeteçam por certas composições”, orienta. A dica, neste caso, é oferecer um pouco de tudo, para que todos se sintam à vontade. Além disso, vale caprichar nas sobremesas e docinhos especiais.
6. Infraestrutura e segurança
Para garantir a segurança de todos, vale investir em uma equipe de segurança qualificada, que saiba administrar crises. Para quem dispõe de um pouco mais de verba, vale também contratar manobristas, que cuidarão do controle sobre o fluxo de carros que entram e saem do evento. “Também é importante se atentar à infraestrutura oferecida pelo espaço de eventos. As boas condições das escadas, banheiros, sacadas e lounge são fundamentais para um evento inesquecível, assim como os itens mínimos de segurança exigidos pelos bombeiros”, observa o especialista.
Decoração
Se o seu orçamento está curto, mas mesmo assim você não abre mão de uma bonita festa, há como economizar na decoração de seu evento sem que ele perca o glamour.
As flores são o primeiro segredinho de economia na decoração de uma festa. Há eventos, como casamentos, que não tem como se abdicar das flores. Para gastar menos nos arranjos, você deve escolher as flores da estação, que além de mais baratas se mantém bonitas por mais tempo. A Boutique de Festas ainda dá outra dica, que é sobre a proximidade do seu evento das datas comemorativas.
Na decoração das mesas, você pode alternar as flores com velas flutuantes, que ficam em pequenos recipientes de vidro. São vários os modelos e preços dessas velinhas, algumas muito baratas, que você encontra até mesmo em bazares.
Os arranjos com balões são os mais em conta, além de serem mais volumosos e enfeitarem mais facilmente o local. Porém quem mesmo assim prefere as flores, pode dar uma economizada nos vasos.
Assim como os vasos, outros itens da decoração da sua casa podem ser usados na festa. Usar coisas de casa dão um toque pessoal no evento, além de gerar uma economia. Almofadas, luminárias, prataria e até os quadros da sua sala podem fazer parte da decoração.
A escolha do salão de festas também vai influenciar no quanto você vai gastar com decoração. Se o local for bonito, você não vai precisar gastar tanto nos apetrechos. Cuide a pintura das paredes e se o lugar é bem arejado e iluminado.