A Secretaria Municipal de Obras Públicas – SMOP segue com a sequência de palestras preventivas em diversos locais e instituições da cidade. No dia 5 de abril foi a vez da comunidade da Morada do Vale I receber a atividade que ocorreu no salão da Igreja Santa Rita de Cássia, e trouxe como tema ‘Prevenção de Acidentes Domésticos’. Despertar uma nova percepção dos riscos e ameaças potencialmente causadoras de acidentes com intuito de criar uma cultura de prevenção, foram o norte da atividade.
Os objetivos específicos trabalhados com a comunidade foram sobre como agir de maneira preventiva, identificando riscos e sanando irregularidades visando evitar acidentes. O objetivo também foi preparar uma ação rápida, simples e eficiente, utilizando-se dos instrumentos que o meio pode oferecer para evitar maiores danos à vítima, e até mesmo, salvando vidas.
Os participantes também receberam noções de primeiros socorros com a participação nas práticas de APH – Atendimento Pré-Hospitalar. “Foi uma honra podermos passar para as pessoas alguns conhecimentos sobre os riscos aos quais estamos expostos mesmo em um ambiente domiciliar e, além disso, mostrar como agir em situações de urgência e emergência de maneira simples”, destacou o oficial da Guarda Municipal e coordenador da Defesa Civil de Gravataí, Paulo Roberto Almeida.
Para a coordenadora de ensino da Guarda Municipal Cibele Bitelo, “as palestras não se restringem aos órgãos da rede pública municipal, mas para toda a comunidade, sendo esta integração de grande importância para ter acesso a mais informações sobre como proceder em situações de emergência”.