Texto por Rita Trindade | foto divulgação
Volta às aulas é sempre a mesma coisa: todo ano a escola manda uma lista e, ainda que a compra seja anual, na virada do semestre, muitas vezes, é preciso repor canetas, lápis, borrachas e outros materiais. Se tais compras são inevitáveis, o que os pais podem fazer é prestar atenção para economizar na hora de adquirir os produtos. Uma boa dica para economizar nesse momento de volta às aulas é fazer um inventário de materiais escolares. Os pais devem levantar dentro de casa os materiais que ficam esquecidos, e analisar se eles podem ser reutilizados.
O professor e educador financeiro Mauro Calil, explica que os pais devem focar na pesquisa de preços, bem como nas compras em conjunto. “Os descontos vão de 30 a 90% quando as compras são feitas dessa maneira”, calcula. Calil alerta sobre a educação financeira e defende que as crianças devem saber tanto dos preços que os pais pagam em seus materiais escolares, como dos descontos obtidos.
Confira a seguir 6 dicas de educadores financeiros para a economia na compra dos materiais escolares.
1. Pesquise – Essa é a dica mais importante. Com a internet, a pesquisa se tornou mais refinada. Dá para conhecer lojas que nem se imagina que existem, e elas podem ter preços bem mais em conta.
2. Compre no atacado – Lojas que vendem a atacado costumam ter preços menores que as do varejo, por isso, os especialistas indicam que os pais se juntem para comprar certos itens em um grupo grande. Lápis e canetas – que crianças de quase todas as idades escolares precisam – podem ser comprados nesses lugares com quase 90% de desconto.
3. Reutilize – No quesito uniformes, é possível fazer uma simples reforma nas camisetas e calças, que os torna possíveis de serem usados por mais um semestre. Customizar as capas de cadernos é uma ideia bastante criativa e popular entre os adolescentes.
4. Não ligue para personagens – Seu filho quer a mochila, a lancheira, o caderno e o estojo do Ben 10 ou de outro astro animado da TV? É possível fazer uma negociação: compre um item do personagem favorito do seu filho, mas não a linha completa. As marcas devem ser ignoradas. Muitas vezes, a imagem da capa do caderno encarece três vezes o produto.
5. Negocie condições – Pechinchar ainda funciona, e muito bem. Os pais devem procurar o benefício por trás das formas de pagamento. Se for parcelar, que seja sem juros; se for à vista, tente um preço melhor.
6. Compre um mês antes – No período de volta às aulas os preços dos materiais escolares aumentam. Os pais podem driblar este aumento simplesmente se programando para comprar os materiais um pouco antes. Todo ano tem volta às aulas. Por que, então, não comprar um mês antes.
Retomar o ritmo é fundamental antes da volta às aulas
Nos próximos dias, milhões de alunos em todo o País voltam às aulas, e já fica no ar aquela sensação de preguiça em ter de começar tudo de novo. Afinal de contas, é mais um ano inteiro dentro da sala de aula que está pela frente. Mas o que é possível fazer para combater essa moleza tão comum? Uma dica importante é o aluno retomar a rotina aos poucos. O que é aconselhado aos pais é que, nas últimas semanas de férias, já seja dada uma certa rotina aos filhos. Na hora de acordar, de fazer alguma atividade, para que ele não tenha o impacto em cima da hora.
Durante as férias, o aluno acorda mais tarde, e, se ele acorda cedo para ir estudar, o impacto será maior. Por isso, é indicado que o aluno vá acordando cada vez mais próximo do horário habitual, para que a adaptação seja gradual. Além desta alteração na rotina do sono, é fundamental a reorganização do espaço e do material escolar do aluno.
Veja abaixo algumas dicas para ajudar nessa fase de readaptação:
• É preciso reorganizar o espaço onde o aluno estuda em casa. Este lugar, que foi esquecido durante as férias, tem de ser arrumado para o aluno ir se preparando para o ano letivo;
• Uma ideia é pegar os cadernos do ano anterior e retirar as folhas usadas e deixar as brancas para usar como rascunho;
• Os livros já usados podem ser vendidos ou doados para os alunos do ano anterior;
• Da mesma maneira, pode-se comprar os livros usados dos estudantes que já passaram pela sua série;
• Se alimentar bem para encarar a nova rotina é imprescindível.
Calendário Escolar Cachoeirinha
6/2 – Início das aulas nas EMEIs para crianças rematriculadas.
10/2 – Inicio das aulas nas EMEIs para crianças novas.
19/2 – Início das aulas nas EMEFs.
24/2 – Início das aulas no Estado.
Obs. As escolas particulares, cada uma tem seu próprio calendário.
Calendário Escolar Gravataí
5/2 – Início das aulas nas EMEIs.
24/2 – Início das aulas nas EMEFs.
24/2 – Início das aulas no Estado.
Obs. As escolas particulares, cada uma tem seu próprio calendário.