Texto por Rita Trindade | foto divulgação
Gérson Souza, Rafael Zinho, Éder Lacerda e Luciano Barcelos, em comum, o gosto pela música e a paixão pela vibração que os acordes provocam. Os quatro integrantes da banda Nega Véia se conheceram no meio musical e hoje se consideram “irmãos de música”. O quarteto transmite musicalidade na maneira de falar e de se expressar. Logo, para eles tocar é algo muito simples e natural. “Nós precisamos tocar, independente se estamos vivendo de música ou não, temos uma relação de amor pelo som que fazemos”, explica Gérson Souza, vocalista da banda.
O vocalista conta ainda que a banda iniciou seus trabalhos em 2008. “Montamos a Nega Véia para tocar um som que a gente curtia, sem compromisso, como acabaram surgindo alguns convites para tocar em bares e casas de shows, fomos aceitando, e até hoje estamos com esse espírito, de tocar e se divertir acima de tudo”, declara.
A banda é conhecida por fazer um som genuinamente brasileiro. No setlist do grupo predomina a música popular brasileira, a chamada MPB. Mas também tem espaço para um bom samba rock e claro, algumas clássicas da música internacional. As composições autorais entram no balanço do samba rock e marcam o estilo da banda. Independente do tipo de música é visível que eles respeitam e curtem muito o trabalho que realizam.
Segundo o grupo, geralmente quem compõe as canções é a dupla formada por Gérson e Zinho e a inspiração para as histórias contadas pode surgir de algum acontecimento, algum lugar, ou de algo que os músicos queiram transmitir para os ouvintes. “Buscamos sempre em primeiro lugar, a diversão, somos uma banda que faz dançar, essa é a nossa veia, mas não deixamos de lado a mensagem da letra, os temas variam muito, mas geralmente escrevemos sobre o que estamos vivendo”, afirmam.
Os quatro integrantes da Nega Véia residem em Porto Alegre (Gérson e Zinho), Cachoeirinha (Éder) e Gravataí (Luciano). Os músicos relembram como foi o processo de montar uma banda na região. “Quando se cria uma banda o grupo se depara com alguns questionamentos como: Onde ensaiar? Será que as pessoas vão gostar do nosso som? Onde vamos tocar? Como toda banda, passamos por tudo isso, mas agora estamos tranquilos. Essas são dificuldades que estamos contornando.” Atualmente o grupo realiza seus ensaios em Cachoeirinha, e segundo Gerson, a banda já tem um grupo de fãs na cidade. “Temos uma galera que curte bastante o som que a gente faz, mas infelizmente a falta de lugar para tocar aqui ainda é muito forte”, analisa. A banda conta que já tocou no município, mas revela que a cidade oferece pouco espaço para bandas novas. Sobre o futuro, o quarteto que já tem uma demo gravada garante que nascerão novas composições, além de muito ensaio e shows, balanço e diversão.
Quem é quem na Nega Véia:
• Gérson Souza – Violão e Voz
• Rafael Zinho – Baixo e Voz
• Éder Lacerda – Bateria e Voz
• Luciano Barcelos – Voz e percussão
(Novo integrante da banda)
Ficou curioso (a)? Quer saber mais sobre o trabalho da banda Nega Véia? Entre em contato através do fone (51) 9829.2952 com Rafael, ou acesse bandanegaveia.blogspot.com.br