| Saul M. Sastre
Professor, consultor e palestrante
Com relação a vida: a base é a liberdade, o resultado é a expansão e a finalidade é a alegria. Liberdade, expansão e alegria. Li isso num livro cujos autores são Norte Americanos. Fazia tempo que não lia nada sobre autoajuda, todavia, a obra do casal Hicks “Peça e será atendido” me fez bem.
São os mesmos autores “A Lei Universal da Atração”, Best Seller que chamou atenção do mundo para a espiritualidade na prática. A base de todo o estudo é a vibração. Segundo eles, somos seres vibráteis em um ambiente vibrátil. Nossos sentidos são tradutores de vibrações: os olhos convertem a vibração em algo que se vê, o mesmo acontece com os ouvidos, nariz, boca e tato.
Hermes Trimegistus, mestre Egípcio, por volta de 1300 A.C., falava em energia, quando explicou o princípio do Mentalismo: “No universo existe dois elementos básicos, matéria e energia. Matéria são estados diferentes de energia, logo tudo é energia e emite uma determinada vibração”.
Os estudos vão se encontrando e novas verdades começam a fazer sentido. O que mais chamou atenção, foi o destaque dado para a alegria. Se a finalidade da vida é a alegria, ela está no topo da escala vibracional da ambição humana. Já a tristeza, ocupa o último lugar.
Tristeza é o oposto da alegria, e tanto uma quanto outra, podem ser oriundas de manifestações interior ou exterior. Todo mundo é vítima de notícias alegres e tristes, alguns, internamente escolhem, apesar das adversidades, viver no polo da alegria e outros do sofrimento. Enfim, tem pessoas que vibram tristeza, outras vibram alegria apesar das dificuldades e facilidades diárias.
Para quem acha que esqueci de algo, conhecimento, autoconfiança, liberdade, amor e admiração, dividem o primeiro lugar na escala vibracional com a alegria. Medo, sofrimento, depressão, desespero e impotência tem vibrações semelhantes a tristeza.
O livro ensina técnicas para migrar da tristeza à alegria. Explica, inclusive, o caminho para sair da depressão. Teoria ou não, na prática, a falta de alegria na vida é um sintoma de que as coisas não estão indo bem.