Texto por Rita Trindade
O ano de 2014 está aí e vem cheio de eventos e novidades. Teremos Copa do Mundo, eleições para escolher Presidente da República, governadores, deputados federais, deputados estaduais e senadores. As grandes capitais se tornaram um verdadeiro canteiro de obras. O país segue se preparando para realizar melhoramentos nas mais diversas áreas. Educação, saúde, segurança, infraestrutura e meio ambiente estão no topo da lista.
E Cachoeirinha também está nessa corrida. Os secretários do governo, juntamente com o Prefeito Vicente Pires, garantem que 2014 será um ano de muito planejamento e trabalho. Alguns secretários municipais expuseram os principais planos e projetos das suas secretarias. Confira a seguir o trabalho das pastas de Educação, Planejamento e Gestão, Meio Ambiente e Segurança.
Planejamento e Gestão – Secretário Charlante Stuart:
O engenheiro e assessor técnico da SEPLAN, Ero Fernandes, realizou um mapeamento das principais obras que Cachoeirinha irá receber neste ano que se inicia. Confira:
Saneamento – Finalização do sistema de proteção contra as cheias do rio Gravataí, com o término da casa de bombas e da tubulação pluvial o sistema de proteção fica completo;
Saúde – Construção de uma Unidade de Pronto Atendimento no bairro Jardim do Bosque ao lado do Parque Tancredo Neves;
– Ampliação do posto de saúde da Vila Betânia;
– Ampliação do posto de saúde do Parque da Matriz;
– Reforma do posto de saúde Otacílio;
– Entrega da UBS Fátima na Rua Orleans;
– Entrega da UBS Vista Alegre na Rua Fidel Zancheta no Jardim do Bosque;
Pavimentação – Obras que serão realizadas com recursos do PAC Mobilidade. Obras estimadas em 50 milhões de reais:
– Repavimentação e criação de ciclovia na Avenida das Indústrias;
– Repavimentação da Avenida Frederico Ritter no trecho entre a Avenida Flores da Cunha e Avenida das Indústrias;
– Criação de passeio e ciclovia na Avenida Frederico Ritter em toda sua extensão;
– Ampliação e recapeamento da Rua Fritz Baiser no trecho entre a Av. Frederico Ritter e Rua Clemente Cifali, inclusive ciclovia;
– Ampliação e repavimentação da Rua Clemente Cifali em toda sua extensão;
– Abertura e pavimentação da Avenida Fernando Ferrari, no trecho da Avenida Frederico Ritter até a Rua Fritz Baiser;
Obras realizadas com recurso do PAC. Orçamento previsto de 32 milhões de reais:
– Execução dos passeios da Avenida Flores da Cunha em toda sua extensão;
– Adaptação de uma pista preferencial para transporte público;
– Aplicação do sistema integrado de transporte metropolitano;
– Adaptação das vias que ligam a Avenida Flores da Cunha;
Habitação – Reinício das obras do Loteamento Chico Mendes. Serão 417 unidades habitacionais com custo estimado em 17 milhões de reais.
Lazer – Construção da Praça da PEC na Avenida Cristóvão Colombo. Custo estimado 2 milhões de reais.
Meio Ambiente: Secretário Fernando Medeiros
Licenciamento Pleno: Cachoeirinha já tem há cinco anos o licenciamento pequeno e médio, em 2014 a cidade também realizará o licenciamento pleno. Em 2013 a SMMA adequou o seu corpo técnico para solicitar junto a Fepam mais essa modalidade de licenciamento. Atualmente a Fepam demora até 1 ano para liberar o licenciamento pleno. A SMMA levará em torno de 82 dias.
• Fiscalização: O principal objetivo para 2014 é focar na fiscalização. A secretaria vai se dedicar em vistoriar o que contribui para a poluição do Rio Gravataí. Duas vezes ao mês equipes da SMMA farão uma ronda no Gravataí para verificar a colocação de lixos e poluentes.
• Educação Ambiental: Alunos das escolas municipais serão orientados pela SMMA e se tornarão agentes ambientais, que agirão como fiscais e auxiliarão o trabalho da secretaria.
• Lixo: Descarte irregular de lixos inertes e de construção civil sofrerá penalização. O pequeno gerador (lixo de 3 metros cúbicos) deverá utilizar o ecoponto. O empresário deverá prestar contas de onde depositou o seu lixo, e o grande gerador deverá utilizar uma caçamba.
• Proteção e bem estar animal: A secretaria abrirá licitação para contratar uma empresa que se dedicará a cuidar integralmente dos animais de rua.
• Carroças: A SMMA está mapeando os carroceiros do município e estudando a possibilidade de acabar com a circulação das carroças na cidade. Dois projetos estão em análise: O primeiro seria, a exemplo de Porto Alegre, o termo de cooperação, onde os carroceiros ganharão um valor e em troca entregarão seus cavalos para a secretaria do Meio Ambiente. Outro projeto em vista é o cavalo de lata, onde a carroça utilizada não realiza tração animal. Ambos projetos dependem de verba do Ministério do Meio Ambiente.
• Lixo seletivo: Uma parceria entre a SMMA e SMINF, viabilizará em torno de 1400 containeres de lixo orgânico e seco, que serão distribuídos entre a Avenida Flores da Cunha e bairros arredores.
Educação – Secretária Elisamara Roxo
Ações importantes para 2014:
• Eleição de diretores e vice-diretores das escolas da rede.
• A EMEF Ivo A. Rech terá ampliação do Ensino Fundamental, portanto Cachoeirinha terá 14 Escolas com Ensino Fundamental completo.
• Atendimento de 13 turmas de Pré 2 nas EMEFs, abrindo 260 novas vagas.
• Construção de cinco EMEI’s sendo três já iniciadas (Colinas, Morada do Bosque e Central Parque). Duas dessas escolas terão as obras realizadas nos primeiros meses de 2014, são elas: Moradas do Bosque e Colinas, que abrirão em torno de 280 novas vagas de Berçário a Pré-escola. Custo unitário das obras de 1,3 milhões de reais.
• Construção da EMEF Deolinda no bairro Princesa Isabel. Custo estimado de 2 milhões de reais.
• Ampliação na EMEI Chapeuzinho Vermelho e EMEF Ivo A. Rech no início do ano.
• Previsão de 40 nomeações para EMEFs e 100 nomeações para as escolas novas de Educação Infantil. O total atual de Servidores da Educação é 1.761.
• A SMEd realiza o Projeto Atendimento Verão, destinado às crianças matriculadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil, cujos pais não têm período aquisitivo de férias no mês de janeiro. Esse Projeto busca respeitar e garantir o direito da criança em ter seu tempo de infância organizado e planejado, com espaço para a expressão da ludicidade, através da imaginação, da fantasia, da criatividade e da arte. Nesse ano, o projeto acontecerá no período de 8 a 30 de janeiro na EMEI Recanto dos Girassóis, para as crianças que já se inscreveram em novembro do ano passado.
Segurança – Secretário Acácio Batista Ramos
• A SMSEG continuará realizando o patrulhamento escolar com um guarda em cada uma das 23 escolas do município.
• O reaparelhamento da Guarda Municipal possibilitará novas viaturas para a cidade, além de equipamentos de proteção individual para os guardas.
• Diariamente uma equipe da secretaria de segurança fará a guarda 24h por dia da Praça da Juventude.
• O Projeto Alegria, que realiza oficinas como manicure e pedicure, dança de rua, informática básica, teatro, gastronomia, taekwondo, entre outras, será renovado em 2014 e continuará atendendo crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Mais de 500 pessoas já participaram da iniciativa.
• Contratação de 17 guardas municipais.
• Em 2013 o município contava com 32 câmeras de vídeomonitoramento, nesse ano passará para 76.