Texto por Kamyla Jardim | Fotos divulgação
Há alguns anos, nem se podia imaginar que a tecnologia permitiria ter em um só aparelho suas músicas preferidas, câmera fotográfica, filmadora digital e um telefone celular com acesso à web. A tecnologia proporciona a conectividade com o mundo, tudo através de uma tela dominada pelas pontas dos dedos. Os avanços tecnológicos surgem e disseminam-se de forma rápida e intensa, influenciando totalmente os estilos e hábitos de vida do ser humano. O homem está cada vez mais integrado neste novo mundo e ávido pelo futuro, pelas inovações.
Com o objetivo de saciar a curiosidade sobre as novidades tecnológicas que irão surgir em 2014, a Revista Mais Matéria listou os principais avanços deste novo ano e os que influenciam de forma mais direta na rotina de nossos leitores.
Wi-fi grátis nos estádios da Copa do Mundo
Para contornar os problemas de conectividade, os estádios da Copa do Mundo terão Wi-Fi grátis durante a Copa do Mundo de 2014. O excesso de tráfego nas redes 3G e 4G dentro dos seis estádios que receberam a Copa das Confererações deixou muitos usuários sem conseguir fazer ligações e compartilhar conteúdos durante as partidas. A medida foi anunciada como solução para evitar os mesmos problemas.
Segundo informações do SindiTelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), a estrutura será compartilhada entre todas as operadoras de telecom. Assim, a rede deve receber de 30 a 40% da transmissão dos dados, melhorando o tráfego das redes móveis durante o mundial.
Samsung lançará dois tablets “gigantes”
A Samsung deve adicionar dois novos tamanhos “gigantes” a sua linha em 2014. A empresa já tem tablets de 7, 8 e 10,1 polegadas e, agora, planeja lançar modelos com 12,2 e com 13,3 polegadas.
Ainda não há muitas informações sobre o aparelho de 13,3 polegadas, mas vale lembrar que, no início de 2013, a Samsung apresentou um híbrido com Android e Windows, além de um display de alta resolução justamente com esse tamanho. Ele ainda não saiu do papel, porém, pode ter sido o primeiro passo para o que está por vir em 2014.
Ao que tudo indica, a Samsung não será a única a entrar no ramo dos tablets com telas enormes. Circulam rumores de que um iPad com display de 12,9 polegadas poderá ser lançado pela Apple também em 2014. Segundo o site Phone Arena, ele está em testes e pode aparecer já em março.
Novo Kinect para windows chegará em 2014
Além de lançar a nova geração do Kinect para o console Xbox One, a Microsoft também irá estrear uma nova versão do sensor para o sistema Windows. A Microsoft confirmou a informação em seu blog, dizendo que o novo Kinect para Windows será lançado neste ano, meses após o sensor estrear com o Xbox One.
As duas versões do Kinect, para consoles e computadores, foram desenvolvidas com as mesmas tecnologias, segundo a empresa. Quando o hardware chegar às mãos dos desenvolvedores, a Microsoft acredita que o novo Kinect irá revolucionar as experiências de computação à maior fidelidade na captura dos movimentos, um maior campo de visão e melhorias na leitura corporal.
Relógio do Google
O relógio inteligente do Google está em fase final de desenvolvimento e, em alguns meses, estará com fornecedores da empresa para que comece a produção em massa.
De acordo com especulações, o smartwatch rodará Android e será integrado ao Google Now – o assistente pessoal da empresa. O Google também estaria trabalhando para reduzir o consumo de energia para que o produto não precise ser carregado constantemente.
O usuário poderá sincronizar o relógio com outros dispositivos, como smartphones e tablets, e usá-lo para conferir informações pessoais, como e-mails e agenda.
Sensor de 20mp para câmera de celulares
A Samsung pretende investir no mercado de câmeras para celulares, com o desenvolvimento de um sensor de 20 megapixels. Segundo site coreano ET News, a Samsung irá inserir o novo sensor em sua linha de dispositivos móveis que será lançada no segundo semestre de 2014.
Rumores sobre uma nova tecnologia para câmeras da Samsung vêm surgindo nas últimas semanas, antecedendo principalmente o lançamento do Galaxy S5, que deve chegar agora, no início do ano, já com uma câmera de qualidade superior e com 16 megapixels.
A tecnologia para câmera vem se tornando um componente importante em smartphones. Praticamente todas as grandes fabricantes como LG, Nokia e Apple, realizaram ajustes em suas câmeras para diferenciar seus produtos.
Pulseira inteligente Airo rastreia e monitora a saúde
O dispositivo Airo, uma pulseira inteligente, tem chamado atenção por seu propósito saudável. O projeto busca apoio coletivo na Internet e segundo os criadores, o gadget, quando preso ao pulso, poderá analisar a saúde do dono a partir dos batimentos cardíacos. Com isso, os usuários poderão monitorar a qualidade de sono, exercícios, nutrição e até seu nível de estresse.
Concorrentes como o Nike Fuelband, por exemplo, funcionam somente como pedômetro, utilizando o acelerômetro embutido no aparelho para medir quantos passos o usuário percorreu durante o dia. O Airo, por outro lado, consegue ter recursos similares a equipamentos médicos para pessoas com problemas cardíacos, mas em um corpo leve e com design discreto.
Para medir o nível de estresse, a pulseira analisa a variação de seus batimentos cardíacos e faz uma estimativa segundo uma base de dados própria. As mesmas informações registradas também são usadas para avaliar a intensidade de exercícios físicos, gerando uma estimativa de tempo de recuperação para reiniciar uma série de treinamentos, por exemplo.
Na fase final de fabricação, a pulseira Airo será vendida por US$ 199 (cerca de R$ 430 em conversão direta). Mas os primeiros apoiadores podem adquirir uma por US$ 149 (por volta de R$ 325), incluindo residentes no Brasil, pois a empresa garante entrega para qualquer país por US$ 10. A previsão de entrega, no entanto, é só para o meio do ano.
Internet ‘em cada carro novo’
Especialistas em tecnologia apontam que o carro é a nova fronteira para tecnologias de acesso móvel à internet, que prometem revolucionar a forma como as pessoas dirigem. O primeiro sinal dessa revolução deve ser a proliferação de aplicativos no painel dos carros. Com apenas um toque, será possível encontrar um lugar para estacionar, ou um restaurante para jantar.
Espera-se que até o fim de 2014, todos os veículos das grandes marcas irão oferecer algum tipo de conectividade. A Ford já declarou que a venda de carros com internet é superior aos outros.
Segundo a consultoria Machina Research, em 2020, as tecnologias para fazer a vida dos motoristas mais fácil será equivalente a 20% do valor de um veículo. Isso significa um mercado de US$ 600 bilhões (cerca de R$ 1,2 trilhão).
Negócio lucrativo: Aplicativos que mostram os postos de gasolina mais próximos e comparam os preços já estão no mercado. Mas tudo isso ainda custa caro.
A Intel já anunciou investimentos de US$ 100 milhões (aproximadamente R$ 200 milhões) nos próximos cinco anos em empresas parceiras que possam oferecer soluções criativas para os carros conectados.
Acidentes: Com tanta coisa para buscar, tocar e se distrair, os motoristas não estariam correndo mais riscos de acidente? Até que tenhamos nas ruas carros que dirigem sozinho, os especialistas acham que sim. Segundo o National Safety Council dos Estados Unidos, um quarto dos acidentes do país ocorrem quando os motoristas usam celular enquanto estão dirigindo. Mas os novos carros também devem estar mais preparados para situações de perigo. Em alguns veículos, sensores poderão acionar uma chamada de emergência em caso de acidente.
Hackers: A evolução das tecnologias de conectividade à internet em veículos sugere a possibilidade de ataques virtuais contra os motoristas. Um veículo poderia, por exemplo, ter a porta destravada e ser ligado, sem que ninguém o tocasse. Teoricamente, o ataque virtual é possível, mas as montadoras já estão cientes do risco e se preparando para isso.
Sistema que rastreia movimento de mouse do usuário no facebook
O Facebook está testando uma nova tecnologia que poderá ser utilizada ainda neste ano. O sistema permite rastrear os movimentos do mouse dos usuários, dessa forma, será possível identificar o comportamento das pessoas na rede mesmo que elas não cliquem em posts e anúncios.
Na prática, você não precisará mais acessar ou clicar em links, fotos, vídeos e jogos para que o Facebook saiba que você interagiu (ou quase) com certo conteúdo. Somente ao rolar a página e parar o cursor sobre um determinado post, a rede social saberá o que interessa mais a você dependendo, por exemplo, do tempo em que você visualiza um texto ou uma foto.
Está por trás dessa investida o que se chama de Marketing Comportamental, que procura entender como o consumidor se comporta segundo diversas variáveis de gosto e afinidade por tipos de assunto e conteúdo. Com esse recurso, a rede social vai colher dados ainda mais precisos sobre as interações que os usuários têm com seus amigos e suas páginas favoritas
A equipe de análise de dados do Facebook poderá então analisar o perfil das pessoas com riqueza de detalhes, possibilitando a criação de novos recursos e serviços que atendam melhor as necessidades dos usuários ou seus desejos.
Além disso, a rede social conseguirá aprender a direcionar anúncios de maneira mais assertiva e, consequentemente, agregar valor a suas vendas de publicidade.
É importante lembrar, no entanto, que o Facebook não é o primeiro a usar esse tipo de software. O site de banco de imagens Shutterstock, por exemplo, usa um código que permite identificar quanto tempo o usuário deixa o mouse sobre uma imagem antes de adquiri-la. Segundo o CEO do Shutterstock, o recurso serve para melhorar a experiência no serviço.