Texto por Rita Trindade | Foto Kamyla Jardim
A Perto, empresa do grupo Digicon, fabricante gaúcha de equipamentos de automação para área bancária e comercial, inaugurou no dia 05 de dezembro a ampliação da sua unidade em Gravataí. O projeto recebeu um investimento total de R$ 38 milhões, aplicados na compra de equipamentos de altíssima precisão e no aumento da área construída, que passou de 33 mil para 44 mil metros quadrados. A companhia quase dobrou a sua capacidade de produção mensal de 800 para 1,4 terminais bancários. Com a ampliação, na primeira fase serão gerados 80 empregos e, na seguinte, serão mais 200 vagas. A nova fábrica foi pensada para otimizar o fluxo de produção. A expectativa é reduzir em até 50% o tempo de movimentação de material.
Segundo o presidente da Perto Thomas Elbling, a ampliação estava sendo planejada há cinco anos pelos gestores devido à previsão de crescimento do mercado e foi concluída no momento em que a demanda da empresa aumenta e inicia a produção de 6,5 mil módulos de ATMs para o Banco do Brasil. O banco tem hoje 13,5 mil equipamentos da empresa e, com esse novo acordo, esse número passará para 20 mil.
A nova fábrica abastecerá também a demanda do mercado indiano. A Perto iniciará este ano a construção de uma unidade na Índia, onde em um primeiro momento, serão produzidos os cofres inteligentes e os componentes mais pesados como os caixas eletrônicos, sendo os elementos mais complexos, importados do Brasil.
A Perto atende hoje 30% do mercado nacional sendo 60% dos produtos vendidos ATMs. Entretanto, a companhia aposta na inserção de novos produtos no mercado. Como o sistema de bilhetagem eletrônica, que está crescendo intensamente e já se encontra em funcionamento nos metrôs de São Paulo e do Rio de Janeiro. Atualmente a capital paulista conta com 100 equipamentos, já a cidade maravilhosa dispõe de mais de 100. Além dos cofres inteligentes para lojas, que pretendem guardar o dinheiro dos lojistas de maneira segura e oferecer um custo menor para os varejistas. A empresa trabalha ainda em máquinas de pagamento de estacionamentos em shoppings e aeroportos e em um sistema de digitalização de cheques e POS para transações financeiras.
O presidente da Perto, afirma sem revelar valores concretos, que em 2013 o faturamento da companhia fechou com média entre 10 e 15% superior ao ano anterior. Para 2014, a perspectiva é ainda mais animadora. “Prevemos um crescimento de 40% a mais do que o ano que passou”, comemora Elbling.
Fábrica na Índia
Com grande potencial de mercado, a Índia é o território escolhido pela Perto para sua expansão. Uma área de 106 mil m² abrigará a fábrica especialmente destinada ao mercado indiano. Idealizada em 2009, a fábrica terá sua sede em Jaipur, que fica a 250 km de distância da capital Nova Deli. Com previsão de início das obras ainda para esse mês, a nova unidade deve se tornar operacional já no final de 2014.
Em torno de 300 empregos serão gerados nesse projeto. Atualmente, 21 colaboradores já estão na Índia. Conforme Elbling, o desafio será produzir por um custo mais baixo devido às exigências do mercado. As máquinas serão mais simples do que as brasileiras. “Tivemos que nos adaptar ao sistema deles. A Índia está atrasada em torno de 20 anos em relação às tecnologias de agências bancárias se comparada com o Brasil. Porém o potencial de mercado é três vezes maior do que o daqui, já que eles têm a população seis vezes maior do que a nossa”, afirma o presidente da Perto.
Sustentabilidade
De olho na economia e na sustentabilidade, a nova estrutura da sede de Gravataí aproveita a luz natural com o uso de vidros nas laterais e no teto da unidade, além do isolamento térmico e a captação da água da chuva para as plantas e sanitários.