Texto por Kamyla Jardim | Foto Divulgação
As mulheres ainda não são a maioria entre os empresários brasileiros, mas o número de empreendedoras cresceu 21,4% no período de dez anos. De cada dez empresas em atividade no Brasil, três são comandadas pela força feminina.
Esse diagnóstico faz parte do Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, elaborado pelo SEBRAE em parceria com o Dieese. O estudo analisou o perfil de gênero nos pequenos negócios – aqueles que faturam até R$ 3,6 milhões por ano – entre os anos de 2001 e 2011.
Na região Sul, o total de mulheres a frente de seu próprio negócio aumentou 20% nos dez anos pesquisados. Somente no Rio Grande do Sul, as empreendedoras, que eram 368 mil, em 2001, passaram para 406 mil, em 2011, uma elevação de 10%.
O estudo também revela que as mulheres que estão montando o seu próprio negócio são bastante jovens: 41,3% têm entre 18 e 39 anos e 52% têm entre 40 e 64 anos. Além disso, cerca de 40% delas são chefes de família, sendo que a maioria (70%) tem ao menos um filho.
O setor que as mulheres mais empregam é o comércio, com 42% de empregos gerados, sendo a venda de roupas, acessórios e calçados, a atividade com maior concentração feminina. Os setores de serviços e indústria vêm em seguida.
De uma conversa entre amigas, que estão lançando suas marcas no mercado, surgiu a ideia do Pink Bazar – um evento diferente que proporcionasse um espaço para as mulheres empreendedoras divulgarem seus negócios na cidade. “Trocando algumas experiências, observamos que muitas mulheres estão empreendendo em Cachoeirinha, e que a maioria acaba participando de eventos fora daqui para divulgar seus negócios, porque pensam que na nossa cidade poderia não dar certo”, afima Jordana Salles, empresária e publicitária da Chocolate Agência de Ideias.
Preocupadas com a pouca valorização dada aos negócios locais, Jordana em conjunto com as amigas Vanessa Haetinger, da HF Acessórios, e Carolina Marino, do consultório odontológico Dra. Carolina Marino, resolveu tirar a ideia do papel. A Chocolate auxiliou na organização do bazar e foi responsável por criar a identidade e a comunicação do evento, online e offline.
Espumante, boa música e diversos produtos exclusivos. Quem aproveitou o quente sábado de 9 de novembro para conferir o Pink Bazar se surpreendeu com a diversão. O ambiente estava alegre e inovador, alguns expositores distribuíram “brindes”, como a Luciana Santos que premiou algumas clientes com maquiagens e a estética Refine Corpo & Saúde da fisioterapeuta Gabriela Duarte que realizou massagens no seu stand, com a cadeira apropriada para Quick Massage. No final da tarde, muitas clientes saíram satisfeitas e de sacolas cheias.
De acordo com a publicitária, um dos objetivos era tornar o evento bem variado, para isso convidaram expositores de diversos segmentos, ao todo 13 marcas participaram da primeira edição do Pink Bazar. Além da Chocolate Agência de Ideias, o evento contou com o apoio da Innova Eventos que, junto com seus parceiros, decorou o espaço. “Apesar de o evento ter sido feito com pouco tempo para divulgação, ele cumpriu seu objetivo. Muitos expositores conseguiram realizar boas vendas e pelos feedbacks que tivemos dos participantes, todos gostaram de ter participado, principalmente pelo bazar ter possibilitado o networking com outras mulheres que também estão começando os seus negócios”, destaca Jordana.
O objetivo das organizadoras do Pink Bazar é realizar uma nova edição antes do natal, na segunda quinzena de dezembro. “Ainda estamos vendo se será possível em função de ser uma época bastante tumultuada para todos, mas achamos que seria bom por ser um período onde as pessoas estão atrás de presentes, e o bazar poderia ajudá-las a encontrar o que precisam. Tivemos um apoio muito legal da Thaís Scheffer da Innova Eventos que inclusive nos sugeriu espaços maiores e ao ar livre para realizarmos o próximo, esperamos conseguir colocar em prática”, afirma a empresária Jordana.
O diferencial
Segundo Jordana Salles, o ponto em comum entre todas mulheres empreendedoras que estão se empenhando para ter o seu próprio negócio é a criatividade, a coragem e a vontade de fazer acontecer. “Hoje em dia não é fácil começar um negócio e se destacar num mercado tão vasto e com tanta concorrência – para ter coragem de encarar isso e todas as barreiras que surgem no início de uma empresa é preciso muita vontade de fazer acontecer, de realizar”, destaca. A publicitária ainda ressalta que cada expositor do Pink Bazar dentro do seu segmento tinha um detalhe que tornava o seu produto ou serviço único, e isso é exatamente o ponto fundamental para se diferenciar e ganhar reconhecimento: inovar nos detalhes. “As pessoas pensam que o conceito de inovação está ligado a tecnologia ou a grandes investimentos, e isso não é verdade. Às vezes já estão inovando, mas apenas não sabem explorar isso como diferencial”, frisa a empresária.
As Marcas do Pink Bazar
• Anaí Sex Shop
• Denise Timm Confecções
• Dra. Carolina da Rosa Marino
• HF Acessórios
• Luciana Santos Make Up
• Manas Acessórios
• Natural Café
• Pacs Life
• Piú
• Refine Corpo e Saúde
• Yudevan
• Chocolate Agência de Ideias
• Innova Eventos
Características da mulher empreendedora:
• As empreendedoras, geralmente, dão mais atenção aos clientes.
• As mulheres investem mais em capacitação. A proporção de empresárias com, no mínimo, Ensino Médio completo, é quase o dobro do percentual de homens com a mesma escolaridade.
• Normalmente, as mulheres conciliam melhor suas atividades pessoais e profissionais.
• As mulheres buscam o empreendedorismo para ter maior flexibilidade de horários.
• As empreendedoras são, geralmente, mais detalhistas, sensitivas e intuitivas, características que podem contribuir para a gestão do negócio.
• As mulheres empreendedoras conseguem aliar as características de coragem, iniciativa e determinação, com a sensibilidade, intuição e cooperação.