Texto por Rita Trindade
Toda a emoção e intensidade que a música clássica carrega e que passa desapercebida por muitos de nós, foi identificada e alcançada por Mateus Leal, um jovem artista, que se divide entre morar em Cachoeirinha e Canela. Matheus tem 16 anos e, aos seis, cantou pela primeira vez. Seu primeiro contato com a música foi através de sua mãe, Márcia Mello. “Eu via minha mãe cantando e achava lindo, aos poucos fui me apaixonando pela arte de cantar”, conta o jovem. Matheus estudou, se dedicou e aprendeu sozinho a cantar canto lírico, sua maior inspiração sempre foi a cantora Sarah Brightman. “Quando eu era pequeno, pedia para a minha mãe colocar o DVD da Sarah para eu assistir. Eu ficava o dia todo em frente à televisão me emocionando e admirando seu timbre e sua forma de cantar. Hoje em dia quando estou vivendo momentos de dor e tristeza, eu a escuto e isso me fortalece”, diz.
A música também serviu como refúgio para Matheus que passou por uma fase bem difícil. Seu pai faleceu em janeiro desse ano. “A perda do meu pai me abalou demais, pois eu sabia que ele queria muito o meu sucesso. Ele torcia por mim”, recorda emocionado. Mas apesar das tristezas, o jovem cantor não pensa em desistir. Com o apoio e a lealdade de sua mãe, o garoto vai longe. Márcia Mello é a sua maior fã, é visível o orgulho que ela sente da trajetória vitoriosa de Matheus.
O jovem cantor tem muitos sonhos e planos, sonha em fazer concertos em volta do mundo, em levar música clássica para as pessoas. “Quero que o público jovem conheça a música clássica e goste dela assim como eu. Espero ver as pessoas felizes, sorrindo e se emocionando com a minha música. Meu sonho é cantar na África, quero levar alegria e conforto para aquelas pessoas. Desejo também criar uma fundação para ensinar música para as crianças. Acho que toda a criança tem o direito de conhecer e sentir as dádivas que a música proporciona para quem está de coração aberto”, planeja.
Matheus é um jovem sonhador, tem no olhar a esperança de quem acredita em um futuro melhor, no sorriso a inocência de quem está apenas começando uma bela caminhada e no coração a certeza de que os sonhos irão se realizar, já que ele não se denomina apenas como um sonhador. “Não sou só um cara que fica sonhando e esperando que tudo aconteça. Batalho, corro atrás do que eu quero. Tem uma música da Sarah Brightman que diz que todos devem caçar seus sonhos. Não sou apenas um sonhador. Sou um caçador de sonhos,” afirma.w
O garoto tem uma voz que encanta, com um estilo tenor lírico, o jovem conquista o público com o seu timbre suave e doce. O talento de Matheus está sendo trabalhado por grandes profissionais. Sílvio Corrêa, famoso pianista de Porto Alegre que dá aula para grandes tenores, lapidará a voz do menino. O professor “adotou” o jovem cantor. Matheus também ganhou uma bolsa de estudos para estudar música em Gramado. As aulas começam no próximo ano. Hoje Matheus canta em sete línguas: Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol, Português e Latim.
Atualmente Matheus está cursando o 2º ano do 2º grau na escola Danton Correia da Silva, em Canela. Em função das aulas, durante a semana o cantor fica em Canela e no fim de semana volta para a casa da mãe em Cachoeirinha. O jovem morou até 2011 em Cachoeirinha, estudava na escola Inedi onde garante que fez muitos amigos. Matheus mudou de escola, mas a maneira como seus colegas o abordavam não mudou. “Tanto em Cachoeirinha quanto em Canela, os meus colegas me viam como um estranho por eu gostar de música clássica e por não curtir pagode e funk, mas com o tempo eles foram entendendo o meu gosto musical e alguns até passaram a gostar também”, comemora.
Quer conhecer mais sobre o trabalho do Matheus? Acesse suas redes sociais:
Facebook: Matheus Leal | Canal Youtube: Tenor Matheus Leal
Sound Clound: Matheus de Mello Leal
Contatos para shows e eventos ligue para (51) 9826.3322 ou (51) 9750.0952 ou ainda pelos emails: lealmatheus@hotmail.com ou marciafmello@hotmail.com
Gravação do dvd
No dia 27 de outubro Matheus começou a realizar seus sonhos. Ele gravou seu primeiro DVD na Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Porto Alegre. O cantor apresentou um repertório sacro com onze músicas. O concerto foi aberto ao público. Em torno de 120 pessoas se emocionaram com a apresentação do jovem tenor.
Carreira em ascensão
Matheus já é sucesso como solista em Gramado e Canela. O jovem conquistou o público das duas cidades. O cantor fará apresentações no Natal Luz de Gramado e no Sonho de Natal em Canela. No total serão 73 apresentações no acendimento de luzes na frente da Igreja Matriz em Gramado. E a partir de dezembro o tenor fará a descida do Papai Noel em Canela. No dia 17 de novembro Matheus fará um recital de natal no palco em frente do Teatro de Canela