Texto | Denise de Oliveira Milbradt | Foto | Divulgação
Abra o seu coração e o seu guarda-roupa para quem tem pouco (ou quase nada) em época de baixas temperaturas. Na região, os municípios de Cachoeirinha e Gravataí têm intensificado as ações de solidariedade para a arrecadação de donativos para as comunidades carentes. Podem ser doadas peças de roupas, calçados, cobertores e mantas, desde que em boas condições de uso, além de alimentos não perecíveis.
Em Cachoeirinha, a Campanha do Agasalho deste ano encerra no dia 15 de setembro e são mais de 50 pontos de recolhimento espalhados pela cidade. Conforme a coordenadora Jane Garcia Cunha, até o início do mês de julho, tinham arrecadado 20.847 peças, destas 18.114 são roupas e, pelo menos 40% delas são artigos de verão. Ainda que o volume seja considerado alto, ela afirma que os donativos serão guardados e entregues às famílias, que necessitarem, quando os termômetros voltarem a subir.
Uma etapa das entregas das doações aconteceu no dia 21 de junho, na escola Natálio Schlain, localizada no bairro Anair. No dia, cerca de 70 pessoas residentes da região receberam peças como moletons, calças, meias e sapatos. As distribuições continuam sendo feitas em outros bairros da cidade.
Loja do Bem
Em Gravataí, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, foram doados até agora 20 mil peças entre roupas, agasalhos e roupas de cama. A campanha termina no dia 31 de agosto.
Para alavancar ainda mais o número de donativos foi inaugurado no dia 6 de junho, a Loja do Bem, um projeto social do gabinete da primeira-dama Patrícia Bazotti Alba e integra as ações previstas para a Campanha do Agasalho deste ano. O local é destinado para a arrecadação de roupas e calçados e soma-se aos demais pontos de coletas já distribuídos pela cidade.
Ainda, durante o evento, a General Motors anunciou a doação de três mil toneladas de agasalhos arrecadados em todo o complexo da General Motors que serão destinados à Campanha. “Para nós é um privilégio poder ajudar nesta bela iniciativa que a Prefeitura realiza todos os anos”, disse a Gerente de Relações Públicas e Governamentais General Motors Mercosul, Daniela Kraemer.