Madeleine Schein
Diretora Executiva da Schein Gestão Empresarial e Diretora de Gestão Empresarial da ASBRAV
Fazemos parte de um mundo onde estamos constantemente envolvidos em vendas de produtos, serviços ou ideias. Enfrentamos uma concorrência acirrada e clientes cada vez mais exigentes.
Muitos profissionais possuem excelente formação e recursos para atuarem no mercado, mas em diversas situações encaram dificuldades por falta de habilidades.
Talvez hoje você tenha o desejo de transformar sua atividade comercial, aumentar radicalmente seus resultados financeiros e fortalecer sua marca. Comece agora!
Já passou o tempo em que a equipe de vendas atuava como “tiradores de pedido”! No mercado atual nos deparamos com concorrentes especializados que estão por todos os locais do planeta e inclusive vendendo através da internet.
As pessoas deixaram de comprar produtos e passaram a comprar soluções. Tempo e comodidade são muito valorizados pelos consumidores, assim como assessoria no momento da compra. Como a maioria da população tem pouco tempo e recursos financeiros reduzidos, a compra errada custa muito caro. Além disto, problemas na entrega, instalação e manutenção de produtos e serviços são a grande “dor de cabeça” dos clientes.
Os consumidores passaram a valorizar empresas que cumprem com o que prometem e auxiliam com conhecimento técnico no momento da venda. As marcas e empresas que atendem bem seus clientes passaram a cobrar mais por este serviço e mesmo assim são valorizadas.
Vendedor motivado e mal qualificado não tem futuro! Para a equipe de vendas, motivação é fundamental, contudo a estratégia é e sempre será a o segredo nos negócios.
A seguir algumas dicas para sua empresa potencializar as vendas neste final de ano:
Posicionamento e diferencial competitivo: o mercado precisa entender o que você vende, para quem vende e qual seu diferencial. Muitas empresas, pensando em encantar clientes, atendem a todos “mais ou menos” e nunca são reconhecidas. Lembre-se: clientes compram solução! Sua solução resolve o problema ou é simplesmente mais uma opção?
Gente, foco principal do processo: o cliente é e sempre será o foco nas vendas. Entenda de pessoas, escute e saiba mais sobre seus problemas. Crie empatia com seus clientes e apresente a solução adequada aos seus recursos e necessidades.
Uso adequado das ferramentas de comunicação: as pessoas possuem menos tempo e se comunicam de forma diferente no século XXI. Conheça tudo sobre marketing digital e aplique estas técnicas para ampliar a comunicação com seu público alvo. Mantenha seus clientes informados!
Valorize os momentos da verdade: toda vez que o cliente entra em contato com você ou com sua empresa ele vive um momento da verdade, ou seja, ele sai satisfeito ou não. Não desperdice estes momentos! Encante seus clientes em todos os contatos, surpreenda!
Técnicas inovadoras para prospecção de mercado: você precisa criar oportunidades para expor seus produtos e ser valorizado pelo cliente. Enquanto você aguarda o telefone tocar, seus concorrentes estão prospectando. Inove! Crie novas e variadas formas de contato com seu cliente. Ele precisa saber que você tem produtos e serviços adequados para ele.
A condução da negociação eficaz: muitos vendedores fazem uma abordagem excelente, mas quando precisam conduzir uma negociação se perdem por desconhecer o produto, sua aplicação e os problemas do cliente. A nova realidade é ser consultor de vendas, “tirar pedido” é coisa do passado! A capacitação técnica e motivacional da equipe de vendas potencializa resultados financeiros.
Fidelização e pós-venda andam juntos: é preciso fazer o pós-venda, verificar se sua solução atendeu as necessidades do cliente, valorizar seu atendimento e deixar iniciada a próxima venda. Atenção ao cliente gera fidelização.
Sua atitude determina os resultados: a busca constante de conhecimento, educação, cordialidade, comprometimento, empreendedorismo e transparência são fundamentais para vendedores de sucesso!
Utilize estes segredos e comece hoje a vender e encantar clientes!