Texto por Roselaine Vinciprova | Fotos Frederico Mombach
A Prontomed completa, neste mês de setembro, 10 anos de atividades. A Clínica tem seu foco nas áreas de traumatologia, ortopedia, fisioterapia e medicina ocupacional. Os sócios Alcino Fabrício de Moraes e Guilherme da Costa Sampaio comemoram a evolução do grupo e o bom atendimento realizado aos milhares de pacientes nesta trajetória.
Como iniciou a trajetória da Prontomed?
Guilherme Sampaio – A Prontomed nasceu de uma oportunidade que vislumbramos em locar uma sala (onde estamos até hoje) para oferecer serviços na área de traumatologia e ortopedia. Trabalhávamos em Gravataí e levamos cerca de oito meses para equipar a clínica. A área era bem menor. O início foi complicado, porque tínhamos dificuldade em fechar parceria com as operadoras de convênios. Nosso aparelho de raio x era portátil e servia apenas para as extremidades. Levamos um tempo para criar a ‘cultura Prontomed’. O carro chefe daquela época era a Ulbra Saúde. À medida que crescíamos implantamos também a fisioterapia, a ecografia e em seguida a medicina do trabalho.
E a unidade de Tramandaí?
Após cinco anos de trabalho em Cachoeirinha, surgiu a oportunidade de abrir uma filial em Tramandaí. Eu e o Dr. Alcino tínhamos vínculos profissionais por lá e notamos uma grande carência deste tipo de atendimento. No início começamos com uma sala, mas, em seguida, já tivemos que ampliar a área física para comportar nossos serviços. Conquistamos uma excelente aceitação. Tramandaí é uma cidade com grande potencial trabalhador, alavancado pelo parque eólico.
No que se baseia o crescimento da Prontomed?
Uma das nossas principais preocupações sempre foi o investimento em equipamentos modernos, que possibilitassem agilidade e precisão no diagnóstico. Hoje contamos com aparelho de raios x digital e ecografia em 3D. Nossa meta é sempre melhorar a qualidade. Além disso, a ampliação das nossas áreas físicas foi acontecendo gradualmente com o aumento da demanda, com a preocupação em atender bem nossos pacientes, com conforto e segurança. Em Cachoeirinha, temos ainda nutrição e acupuntura. E em Tramandaí, oferecemos atendimento nas áreas de psicologia, nutrição, acupuntura, quiropraxia, cardiologia e cirurgia vascular.
Quais marcos importantes você relembra nesta caminhada?
Um dos marcos importantes na unidade de Cachoeirinha foi a ampliação da clínica para o segundo andar, com a implantação de toda a parte de fisioterapia. Para isso, instalamos um elevador para possibilitar o livre acesso. Com isso, melhoramos em todos os sentidos o atendimento aos pacientes que precisam de fisioterapia. A infraestrutura está completa, com ar condicionado, televisões, equipamentos, máquina de café. Após esse investimento nossos atendimentos triplicaram. É gratificante saber que a comunidade valoriza aquilo que a gente planta.
A Prontomed é reconhecida pelo bom atendimento. No que se baseia essa conquista?
O nosso trabalho é respaldado pelo quadro de funcionários. Podemos dizer que aqui temos uma família Prontomed. Muitos colaboradores estão com a gente desde o início e dizem que irão se aposentar por aqui. Isso é muito gratificante. Sabemos que todos vestem a camiseta. Nossa qualidade e nossos 10 anos são resultados pelo quadro de funcionários.
Uma vez por ano promovemos a festa de aniversário e fazemos questão de todos comparecerem com seus familiares, promovendo a integração do pessoal de Cachoeirinha e Tramandaí. Homenageamos cada um deles por estarem com a gente. Neste ano a festa será mais especial ainda, porque comemoramos nossa primeira década de vida. Hoje são mais de 30 funcionários, além do quadro terceirizado.
O que temos a comemorar nestes 10 anos?
Se olharmos para trás, temos a convicção de que valeu muito a pena toda essa trajetória. Também estou comemorando 20 anos de formatura. São datas muito significativas. Não medimos esforços para atender bem os nossos pacientes. Por mês, em Cachoeirinha, são cerca de 1,2 mil pacientes e, em Tramandaí, 1,5 mil pessoas são atendidas.
Quais os planos para o futuro?
Vamos ampliar o espaço da medicina ocupacional e comprar um veículo para uso da Prontomed. Também temos o projeto de abrir uma terceira unidade. Além disso, temos várias outras ações com o objetivo de ampliar com qualidade.
Outro passo importante é aquisição de um equipamento para tratamento por Terapia de Ondas de Choque. Este equipamento é utilizado em pacientes com lesões crônicas que não conseguem obter sucesso em outros tipos de intervenções. O tratamento é feito de forma ambulatorial, onde o paciente faz a sessão e pode voltar as suas atividades, na grande maioria dos casos.