Texto por RITA TRINDADE | Foto DIVULGAÇÃO
Hoje você pode calcular a quantidade de bebida e comida para uma festa, trocar mensagens com seus amigos, localizar o táxi mais próximo da sua casa, ser lembrado para renovar o protetor solar ou para fazer um lanche, descobrir senhas de wifi de bares e restaurantes, colocar filtros em fotos, monitorar as suas atividades físicas, consultar CPF e CNPJ, divertir as crianças, entre outras milhares de opções, tudo isso apenas com alguns toques na tela do seu smartphone ou tablet. Essas e tantas outras atividades ficaram muito mais fáceis de serem realizadas graças aos aplicativos, programas criados especialmente para celulares e tablets e que viraram febre entre adeptos ao mundo digital.
A cada dia novos aplicativos são criados para satisfazer as necessidades de uma sociedade que está cada vez mais conectada e ligada ao mundo virtual. Entre os aplicativos preferidos pelo público, estão os sobre saúde, informação/notícias, jogos e os infantis.
Aplicativos aliados à saúde
A tecnologia pode ajudar a eliminar peso e melhorar hábitos de vida. E para quem tem dificuldade de controlar os horários das refeições ou costuma se esquecer de anotar a quantidade de calorias ingeridas no decorrer do dia, não se preocupe, também já pensaram em um aplicativo para ajudá-lo. Já existem alguns aplicativos para smartphones, iPhones, iPads e androids que podem dar um grande apoio na busca por uma vida mais saudável. A maioria desses aplicativos possui informações para cuidados com a saúde, dicas de exercícios físicos, contagem de calorias e ainda contém informações de receitinhas saudáveis para auxiliar você a manter o corpo em forma e cheio de saúde. Separamos dois aplicativos que lhe ajudarão na luta contra os ponteiros da balança:
• Medida Certa
O aplicativo surgiu após o sucesso do quadro “Medida Certa”, exibido no “Fantástico”, em que os apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli seguiram um programa de reeducação alimentar aliada à prática de exercícios físicos diariamente e eliminaram os quilinhos extras em três meses. Por meio deste aplicativo você receberá informações da OMS (Organização Mundial de Saúde), dicas de atividades físicas recomendadas pelo personal trainer Márcio Atalla, além de assistir a vídeos em que os jornalistas explicam como deixaram de lado os maus hábitos alimentares. (gratuito)
• MealSnap
Este aplicativo calcula as calorias a partir do reconhecimento da foto do seu prato. Ou seja, a pessoa fotografa a refeição, coloca uma descrição e automaticamente ele concede as informações calóricas do alimento. ($2.99)
Aplicativos que divertem e ensinam
As crianças realmente entraram no mundo dos aplicativos para smartphones e tablets e os números ilustram essa adesão em massa. Segundo o estudo Downloading Apps for Children, desenvolvido em 2012 pela Pew Internet, um projeto do Centro de Pesquisas Pew, 34% dos pais que utilizam dispositivos móveis baixam aplicativos infantis para seus filhos. De acordo com o levantamento da Pew, 46% dos aplicativos baixados pelos pais têm como objetivo entreter as crianças. Cerca de 30% é voltado à educação. Nos demais casos, a família intercala entre apps educacionais e de entretenimento.
Segundo a pesquisa Kidsand Apps: A New Era of Play, da consultoria NPD Group, especializada em análises de mercado, as crianças utilizam os programas, em média, cinco dias por semana. A cada sessão de brincadeira, elas permanecem conectadas ao aplicativo por, aproximadamente, uma hora. A comunidade acadêmica não tem um veredicto – nem aqui, nem no exterior – sobre como esses aplicativos podem ajudar no desenvolvimento de capacidades cognitivas ou no processo de alfabetização. O que é consenso para pais, desenvolvedores e pesquisadores é a capacidade desses programinhas em reter a atenção até mesmo de crianças cheias de energia. O aplicativo da Galinha Pintadinha, que já acumula mais de um milhão de downloads, está aí para comprovar no mercado o que os cientistas estão começando a considerar na ciência.
Campeões de audiência com os pequenos:
• Turma da Galinha Pintadinha – Aplicativo baseado nos personagens que ganharam popularidade no YouTube.
Plataformas: iOS (iPhone e iPad) e Android
Preço: Gratuito
Idade: +4
• Doki: Explorando o Oceano – Livro interativo desenvolvido pela LivoBooks em parceria com a Discovery Kids. Conta a história de dois amigos que viajam para o fundo do mar.
Plataformas: iPad
Preço: $3,99
Idade: +4
• Candy Crush Saga – Jogo onde o objetivo é combinar três peças ou mais de cores similares. Ao todo, o game oferece mais de 300 fases.
Plataformas: iOS (iPhone e iPad), Android e Facebook
Preço: Grátis
Idade: +4
• Toca Hair Salon – Joguinho onde o objetivo é cuidar de um salão de beleza. Lá, a criança pode cortar, pintar, pentear e secar cabelos de seis personagens.
Plataformas: iOS (iPhone e iPad)
Preço: $0,99
Idade: +4
• Bebê Mais – Aplicativo para bebês, cujo objetivo é estimular o potencial das crianças. Contém imagens visualmente atraentes, fotos de objetos e animas.
Plataforma: iOS (iPhone e iPad)
Preço: Grátis
Idade: 0 a 4 anos
Os app’s gratuitos mais baixados na AppStore
1. Facebook
2. Pandora Rádio – app de música que possibilita a criação de uma espécie de rádio personalizada, com base nas escolhas do usuário.
3. Instagram
4. Youtube
5. Skype
Os app’s gratuitos mais baixados na Google Play
1. WhatsApp Messenger – app que envia e recebe mensagens de texto, áudio, vídeo e imagens
2. Facebook
3. Pou – bichinho de estimação alienígena, você pode alimentá-lo
4. WeChat – app de comunicação móvel de uma rede social privada
5. Instagram
FindPets: um aplicativo bom pra cachorro
Nessa onda de aplicativos, o morador de Cachoeirinha Vinicius Kolling, designer de interface e fotógrafo, criou uma ferramenta colaborativa para compartilhar na rede mundial de computadores os animais perdidos, fazendo com que estes tenham um aumento significativo nas chances de retornarem aos seus lares. O FindPets é um aplicativo que ajuda os donos a encontrarem seus animaizinhos fujões, ele está no ar desde o dia 1º de março deste ano.
Segundo Vinícius, a ideia do aplicativo surgiu dele e do sócio analista de sistemas, Henrique Morbin. “Tivemos a iniciativa juntos. A vontade de criar esse aplicativo veio da paixão que temos por animais, então pensamos em criar uma ferramenta colaborativa para compartilhar na rede os animais perdidos”, revela. O FindPets é um aplicativo enquadrado em uma categoria chamada Webapp, de acesso universal e adaptado a qualquer tipo de computador, tablet ou smarthphone. O Webapp conta com um volume de acesso mensal médio de mil pessoas de vários locais do mundo.
Apaixonado pelos seus dogs Bruce, Golden Retriever de dois anos e meio e Mantra, mestiço de Schanauzer com dois anos, Vinícius conta que o seu sonho era ser veterinário para ajudar os animais de rua, mas a vida se encarregou de lhe colocar em outro caminho, porém o sentimento de querer ajudar sempre prevaleceu. “Fizemos o App gratuito e não pedimos nada em troca, apenas queremos ajudar. Quando vejo nas redes sociais a divulgação de pets perdidos, logo me vem à cabeça como seria comigo se perdesse um dos meus dogs. Então com o FindPets conseguimos fazer algo por estes animais e pelos seus donos”, comemora.
Vinícius comenta que existem diversos relatos de animais encontrados e e-mails com agradecimentos, porém atualmente ainda não tem como medir este dado. “Estamos trabalhando em melhorias desta primeira versão com base do que temos de feedback, assim para a próxima atualização, possivelmente já teremos, entre outras funcionalidades, a opção de ‘Pet encontrado.”
Vinícius e Henrique já estão trabalhando em um novo app, também para os animais, é o MyPets, que é uma carteira de vacinação para iPhone e em breve para Android que visa auxiliar o donos no controle de medicamentos e banhos com lembretes em agendamentos.