Texto por Rita Trindade | Fotos arquivo pessoal
A banda Bombermen nasceu de maneira oficial em agosto de 2008, quando o grupo fez o seu primeiro ensaio, e três semanas depois, o primeiro show. Neste mês a banda comemora cinco anos de muita música. Segundo Igor Espíndola, guitarrista da Bombermen, o nome da banda é uma junção de conceitos. “Ao mesmo tempo em que é uma alusão aos homens-bomba fundamentalistas em suas crenças, também é uma homenagem a um jogo de videogame que jogamos muito na infância”, revela.
O guitarrista da banda relembra como os integrantes do grupo se conheceram. “Eu, o Greg, e o Rafael, somos vizinhos, nos conhecemos desde pequenos. Conhecemos o Felipe na invernada juvenil do CTG Rancho da Saudade, e o Rodrigo na Escola Mascarenhas de Moraes. Na verdade somos todos amigos desde a nossa adolescência”, declara.
Igor explica que a sua relação com a música começou por volta de 2001, quando começou a tocar violão. Já o vocalista Gregory, mais conhecido como Greg, sempre demonstrou talento para cantar. “Como nos criamos juntos, a parceria foi natural. O Rodrigo tinha enorme interesse em tocar guitarra, mas com um foco musical diferente do meu. Quando eu comecei a compor, lá por 2005, o Felipe foi um dos primeiros incentivadores, e disse que se um dia a gente montasse uma banda, ele aprenderia a tocar bateria para fazer parte (o que ele fez de verdade)”, conta o guitarrista.
Como a banda tem um estilo um pouco diferente do rock tradicional, no início as pessoas não entendiam muito bem a proposta e isso acarretava algumas situações inusitadas. Talvez o momento mais marcante para os músicos foi em um festival de bandas em 2009 em Porto Alegre. “Na hora de tocar, o público não estava aceitando a gente muito bem, até que chegou a hora de fazermos o nosso ‘cover’ do setlist, a música Guri, do Cezar Passarinho. Nunca vou esquecer, a galera se descontrolou, começou a pular, virou uma energia muito forte, que seguiu até o fim do show. Foi uma situação surreal, que de certo modo fez com que a gente tivesse aquela primeira sensação de que talvez tivesse futuro no ramo”, declara Igor.
Sobre o início da carreira, os músicos recordam que foi um pouco complicado. “Simplesmente não conseguíamos tocar em Cachoeirinha. Gravataí já tem uma cena um pouco mais democrática. Apesar do estilo de música que a gente propõe não ser exatamente o que rola nos festivais independentes de lá, eles nos davam espaço. Por incrível que pareça, era muito mais fácil tocarmos em casas de Porto Alegre, na Cidade Baixa, do que aqui em Cachoeirinha.”
Mas essa situação mudou após a banda ser contemplada com o Fundo da Cultura de Cachoeirinha (FUCCA) pela Prefeitura Municipal no ano de 2012. “Tudo mudou, a banda ganhou uma vitrine que antes não tinha, e desde lá, o apoio da Secretaria Municipal de Cultura tem sido fundamental nesse processo. Em fevereiro tocamos no projeto Verão Cultural, que foi realizado no Parcão de Cachoeirinha, uma experiência incrível para todos nós”, comemora a banda, que hoje em dia vem se apresentando em casas de shows de Cachoeirinha, e já tem marcado para o mês de agosto alguns shows na cidade de Gravataí.
Cinco anos depois de muito trabalho, a Bombermen está terminando as gravações do seu primeiro álbum que se chamará Manifesto Minimalista, o trabalho terá doze canções inéditas de autoria do grupo. “Nesse primeiro trabalho, o Igor compôs grande parte das letras das canções, algumas sozinho, algumas em conjunto com a banda. Mas todo mundo compõe, ou ajuda quem está compondo. E na parte musical tudo é mais uniforme, toda a banda colabora em todas as etapas do processo, bem como alguns músicos que são nossos parceiros”, contam os integrantes da banda.
Esse disco contará com algumas participações especiais. Clarissa Correa tocando violino, Alan da Veiga tocando gaita piano, Rafael Martins tocando bombo leguero e Tavinho Fumagalli tocando viola de 12 cordas, além do produtor da banda e dono da Soluções Sonoras, Lula, que ajudou no processo todo, e gravou um piano em uma das canções.
Segundo os músicos da banda, a ideia para esse álbum foi buscar a integração do rock com a raiz em comum que todos os integrantes têm com a música nativista gaúcha. “Queríamos fazer um álbum de convergência, fazer a gaita e a guitarra com distorção soarem em harmonia. Acho que estamos conseguindo o objetivo”, comemoram. O álbum Manifesto Minimalista será lançado no final deste ano.
Contatos para shows:
(51) 99699261 – Ana Paula Müller
(51) 97628521 – Igor Espíndola
contato@bombermen.com.br
Para mais informações sobre a Bombermen acesse:
SITE OFICIAL: http://www.bombermen.com.br
FANPAGE: http://facebook.com/BombermenRock
A Bombermen é:
Felipe “Pipe” Paim – Bateria
Gregory “Greg” Araújo – Voz
Igor “Guynho” Espíndola – Guitarra
Rafael “Barba” Rodrigues – Baixo
Rodrigo “Binho” Herbert – Guitarra Solo.