36 Escolas Estaduais seguem sem previsão de retorno após as enchentes no RS
Conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), 36 escolas permanecem com atividades suspensas por tempo indeterminado. Essas unidades estão localizadas em municípios como Canoas, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, São Leopoldo, Rio Grande, Pelotas e Triunfo.
Atualmente, 2.278 escolas da rede estadual já reabriram, o que representa 97,4% das unidades. Ao todo, 718 mil estudantes, ou 96% dos alunos da rede, já retomaram as aulas.
O mapa informativo da Seduc indica que 16 escolas estão com o retorno agendado, totalizando 16 mil alunos. A previsão de reabertura para essas escolas pode ser consultada no mapa disponibilizado pela secretaria. A maioria dessas escolas devem retomar as atividades na terça-feira (11) ou na próxima segunda-feira (17), conforme o cronograma oficial.
Escolas estaduais e municipais de Cachoeirinha
Em Cachoeirinha, das 13 escolas estaduais, 12 estão em funcionamento, apenas o Colégio Agrícola Estadual Daniel de Oliveira Paiva (CADOP) segue fechado com retorno agendado para dia 17 de junho. Na rede municipal as aulas retornaram no dia 22 de maio, com cada escola definindo seu plano de trabalho devido as dificuldades de deslocamento que a cidade enfrentava neste período. Diante dessa situação, um novo cronograma foi estabelecido com as novas datas do recesso escolar. O primeiro semestre de 2024 se encerrará no dia 26 de julho, e a segunda parte do recesso ocorrerá de 29 de julho a 2 de agosto. As atividades do segundo semestre de 2024 começarão no dia 5 de agosto.
Escolas estaduais e municipais de Gravataí
Em Gravataí, 100% das escolas estaduais estão em atividade. Na rede municipal, desde o dia 20 de maio centenas de aluno retornaram às aulas. A Emef Professora Olenca Valente, no bairro Vila Rica, que chegou a receber mais de 100 pessoas, realocou os 33 acolhidos restantes nos abrigos oficiais da Prefeitura de Gravataí para que a escola voltasse às atividades escolares.
Escolas estaduais e municipais de Canoas
Em Canoas, um dos municípios mais afetados pelas enchentes do último mês, das 36 escolas estaduais, 21 estão em atividade, 11 seguem sem previsão de retorno e quatro estão com retorno agendado para os dias 13 e 17 de junho. Na rede municipal, das 83 escolas da rede, 41 foram diretamente atingidas pelas enchentes. Além da estrutura física dos locais, incluindo mobiliários, materiais didáticos e equipamentos de tecnologia, cerca de 40% dos profissionais da educação e praticamente metade dos alunos também foram afetados. Nesta quarta-feira (12), 18 escolas de Educação Infantil retornarão as atividades e vão receber mais de 2 mil crianças. De acordo com a Prefeitura de Canoas, a retomada acontece apenas nas escolas de Educação Infantil do lado Leste da cidade que não foram atingidas. As instituições de ensino do lado Oeste ainda precisam passar por vistoria, limpeza, avaliação estrutural e quantificação dos prejuízos.