Os canais digitais confirmam-se como os melhores e mais eficientes meios de comunicação para atendimento e relacionamento com os clientes. Recente pesquisa realizada pelo Sebrae RS identificou a evolução da utilização destas ferramentas e o uso de dados para a tomada de decisão pelos pequenos negócios.
Segundo o estudo, 64% das empresas utilizam os meios digitais para atendimento e relacionamento com clientes, 59% para a divulgação e 50% para venda de produtos e serviços. As principais ferramentas digitais utilizadas são o WhatsApp, Instagram e o WhatsApp Business. O levantamento ouviu empresários de Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEI) gaúchos dos setores do comércio, serviço, indústria e agronegócio.
Ainda assim, a pesquisa também confirmou que 51% das empresas indicaram redução no seu faturamento. O aumento geral dos custos também foi apontado como dificultador de negócios.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy, o atual cenário econômico nacional impõe desafios à performance das empresas, as quais, no caso do Rio Grande do Sul, seguem dando demonstração de resiliência. “Uma vez mais a gestão vem para o centro da atenção dos pequenos negócios. O cuidado com a preservação do caixa, a manutenção do relacionamento com os clientes e o desenvolvimento ou consolidação de canais de venda que ampliem a visibilidade dos produtos e serviços, mostram-se estratégias ainda mais importantes em momentos de incerteza”, acredita.
Fonte – Sebrae RS