36ª Feira do Livro de Cachoeirinha começa dia 6 com Marlene Rocha como Patrona
A 36ª edição da Feira do Livro de Cachoeirinha será realizada entre os dias 6 e 11 de dezembro, tendo como Patrona a escritora local Marlene Rocha. Promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação, o evento traz o tema “Memórias fazem histórias”.
Marlene Rocha, de 79 anos, iniciou sua carreira literária aos 60, com a publicação do livro Colcha de Retalhos em 2005. Em 2015, ela foi contemplada pelo Fundo de Cultura de Cachoeirinha, o que possibilitou o lançamento de seu sétimo livro, Caminhantes. Mais recentemente, em 2024, com apoio da Lei Paulo Gustavo, Marlene lançou Gratidão, uma coletânea de poesias e contos.
Com uma atuação ativa em escolas e comunidades, Marlene é conhecida na cidade como a “vovó da poesia”. E defende que a escrita tem o papel de preservar memórias e transmitir histórias, incentivando crianças e idosos a escreverem suas próprias vivências. “Meu trabalho é motivar as crianças a escreverem, e não apenas a lerem. Se ninguém mais escrever, logo não haverá mais livros”, afirmou. “Visito escolas, entidades e também idosos, mostrando que todos podem registrar suas memórias, de forma simples. A escrita não tem idade, e cada um tem uma história a contar”, destacou Marlene.
O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Ildo Júnior, destacou a escolha de Marlene como patrona da feira. “É uma honra termos a Marlene como patrona. Sua trajetória inspira gerações e fortalece a cultura de nossa cidade”, afirmou.
A Feira do Livro de Cachoeirinha deste ano promete ser um espaço de celebração das histórias locais e incentivo à leitura e escrita.
Foto: Pedro Guimarães