35ª Feira do Livro de Gravataí inicia com a inauguração da Rua Coberta
Nesta quarta-feira (26) inicia a 35ª Feira do Livro de Gravataí e além das já conhecidas atrações culturais e bancas dos livreiros nesta edição a Feira será realizada juntamente com a inauguração da Rua Coberta.
A Rua Coberta é o maior empreendimento urbanístico de Gravataí nos últimos 40 anos e promete gerar mais de 300 empregos diretos e mil indiretos. O novo espaço, também conhecido como Praça Mall, tem 3.400 metros quadrados e contará com 40 lojas, entre varejo e alimentação.
Entre os dias 26 e 30 de junho, a Rua Coberta receberá ações da Feira do Livro, mas depois seguirá sendo palco de shows e outros eventos culturais. O projeto, foi realizado com investimento 100% privado. De acordo com o prefeito Luiz Zaffalon, a Rua Coberta será mais do que um novo espaço de lazer, também será um espaço de geração de renda.
“Este é um novo espaço de lazer, de cultura, mas a Rua Coberta também é um avanço de Gravataí no sentido de geração de empregos e renda dentro do município. Gravataí precisava e merecia este espaço”, destacou.
Marcada para acontecer em maio, a Feira do Livro foi transferida para esta quarta-feira por causa das enchentes que afetaram o Estado, por conta disso sua programação foi modificada para contemplar apenas profissionais gaúchos. Estão confirmadas as participações de escritores como Rafael Guimaraens, autor do livro sobre a enchente histórica de 1941, e de artistas como o cantor Duca Leindecker. Para os shows, o ingresso cobrado será a doação de um quilo de alimento não perecível.
Além disso, a 35ª edição do evento terá como patrona a doutora em História do Brasil Véra Lúcia Maciel Barroso. Diversas atividades da programação vão contar com acessibilidade, com intérprete de Libras, audiodescrição e informações acessíveis online.
No domingo, dia 30, último dia da Feira do Livro, quem estiver passeando entre as bancas e seguir o cortejo da escola Acadêmicos de Gravataí vai poder conhecer em primeira mão o novo Mercado Público. A escola, atual campeã do carnaval de Porto Alegre, vai sair da Feira às 18h30 e vai até a rua Adolfo Inácio de Barcelos, no Centro da Cidade, onde está o Mercado. A obra que começou no ano passado tem previsão de ser inaugurada ainda em 2024.
O novo Mercado terá uma área de 2,5 mil metros quadrados, 26 lojas, dois restaurantes e também uma área externa com espaço para foodtrucks, espaço cultural para apresentações e estacionamento. Em sua fachada, uma obra em homenagem aos açorianos, um dos povos que deram origem à Gravataí, receberá o público. A expectativa é gerar cerca de 100 empregos diretos e indiretos. No dia 19 de junho, a prefeitura assinou o contrato de concessão do Mercado Público para a empresa vencedora da concorrência pública, a Mercado Construções e Locações Ltda.