35ª Feira do Livro de Gravataí bate recorde de público e vendas
No último domingo (30), a 35ª Feira do Livro de Gravataí chegou ao fim, durante os cinco dias de feira a nova Rua Coberta se transformou no epicentro de um evento multicultural que atraiu mais de 20 mil pessoas. Além do recorde de público, a feira também alcançou números significativos de vendas de livros, totalizando mais de 11 mil exemplares comercializados.
De acordo com dados da organização do evento, os números de vendas superaram as expectativas, dobrando em relação à última edição. A presença de 20 livreiros, muitos deles ainda se recuperando dos impactos das enchentes de maio, foi fundamental para o sucesso desta edição.
O prefeito Luiz Zaffalon destacou a importância econômica e cultural da feira durante a cerimônia de encerramento. “Uma Feira como essa trouxe prestígio e um senso de pertencimento que Gravataí merece, movimentando nossa economia e exaltando nossa história e cultura”, ressaltou.
A escritora Vera Lúcia Barroso, patrona desta edição, expressou sua gratidão no encerramento do evento. “Estou muito grata pelo convite e parabenizo a todos que contribuíram para construir a história desta edição, que será lembrada com carinho por todos nós”, afirmou.
Entre os títulos mais procurados na Feira do Livro de Gravataí deste ano, houve um empate entre dois favoritos: a saga “Diário de um Banana”, de Jeff Kinney, e as obras da “Turma da Mônica”, de Maurício de Sousa, lideraram as vendas de exemplares.
Além disso, na cerimônia de encerramento, o público teve a oportunidade de conhecer em primeira mão o novo Mercado Público, uma estrutura de estilo açoriano que será inaugurada nos próximos meses, prometendo diversidade de empreendimentos. Durante os dias de Feira do Livro, foram contabilizados 56 horas de atividades, mais de 60 horas de ações, sete espaços dedicados a espetáculos, atividades e sessões de autógrafos, além de mais de 50 pessoas envolvidas na equipe de organização.
A 35ª Feira do Livro de Gravataí foi viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura, contando com o apoio do Ministério da Cultura/Governo Federal e da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC). A produção cultural foi realizada pela Engenho da Arte, com patrocínio de Farmácias São João, Cestto Atacadista e Concresul.
Fotos: Anselmo Cunha