34º Congresso da Rede Sinodal de Educação reunirá mais de 900 professores em São Leopoldo
A partir desta quinta-feira (18), o Colégio Sinodal de São Leopoldo sediará o 34º Congresso da Rede Sinodal de Educação. O evento contará com a presença de mais de 900 professores de todo o Brasil que discutirão os desafios e oportunidades na educação contemporânea.
Com o tema “Conexões com o novo: pertencer, refletir, agir”, o congresso segue até o dia 20 de julho e tem como objetivo promover a troca de experiências e o desenvolvimento profissional dos educadores. Durante os três dias de evento estão programadas palestras, painéis e mais de 50 minicursos. Entre os palestrantes estão Tiago Mattos, cofundador da Aerolito, e Alessandro Marimpietri, psicólogo especializado em Ciências da Educação.
Os minicursos abordarão temas variados, como gestão educacional em contextos bi/multilíngues e o novo papel do professor em um mundo acelerado. A iniciativa visa atualizar os educadores sobre as últimas tendências em educação e promover a reflexão crítica sobre a prática pedagógica.

34º Congresso da Rede Sinodal de Educação reunirá mais de 900 professores em São Leopoldo.
De acordo com o diretor geral do Colégio Sinodal, Ivan Renner, o congresso será uma oportunidade para os educadores participarem ativamente na construção de um futuro educacional. “O tema escolhido – Conexões com o Novo – não é apenas um lema, é uma chamada ousada para desafiar nossos próprios paradigmas e alçarmos voos de mudanças e de descobertas mútuas. Cada um de nós é um elo vital na cadeia de conexões que moldam nossas escolas, tecendo redes e criando nexos em nosso propósito compartilhado de educação transformadora”, afirmou.
A coordenadora do evento e coordenadora pedagógica geral do Colégio Sinodal, Merlinde Piening-Kohl, destacou que a temática está fundamentada em três verbos essenciais: pertencer, refletir e agir. “’Pertencer’, reafirmando a nossa identidade como escola confessional luterana, pertencente a uma rede maior, a Rede Sinodal de Educação, cujas origens estão com os imigrantes alemães, inserida no contexto brasileiro; ’Refletir’, sobre de que maneira nossa escola dá conta das demandas atuais, em que inteligência artificial, internet e novas tecnologias estão bem presentes, e continua garantindo uma educação de qualidade; e ‘Agir’, no sentido de ter decisões e ações concretas para a caminhada da escola rumo ao futuro”, explicou.
Segundo a coordenadora pedagógica da Rede Sinodal de Educação, Renati Fronza, o evento será uma grande oportunidade de configurar espaços de convivência e aprendizagem. Além disso, o diretor executivo da RSE, Jonas Rückert, destacou que a rede é formada por pessoas e visa ser dinâmica, inovadora e colaborativa. “No Congresso, queremos sinalizar nossa visão de ser uma rede educacional de excelência. Tudo está preparado para que façamos novamente um grande evento, celebrando os 200 anos de presença luterana no Brasil“, concluiu.