O setor industrial de Gravataí está contratando e são muitas as vagas disponíveis. Na contramão estão a falta de mão de obra qualificada, conflitos de gerações e o desinteresse dos mais jovens pelo vínculo CLT. Para aproximar gestores e futuros empregados foi realizada, no dia 9 de maio, a 1ª Feira de Carreira e Emprego da Indústria promovido pela Acigra. No dia foram cadastrados mais de cinco mil currículos.
O evento ofereceu palestras com orientações para quem busca recolocação no mercado de trabalho ou mesmo para quem ainda tem dúvidas em relação ao primeiro emprego. Também foi disponibilizada uma plataforma com várias vagas abertas pelas indústrias locais.
De acordo com a presidente da Acigra, Ana Cristina Pastro Pereira existem muitas vagas em aberto e a dificuldade de preenchimento por parte das indústrias. “Estamos em um momento em que os conflitos entre as gerações estão cada vez mais evidentes com relação ao fato de não quererem estar vinculados à indústria, comércio ou serviço via CLT. A nova geração foge dos vínculos tradicionais”, detalha.
Antes do evento, segundo ela, foram oferecidos aos candidatos a possibilidade de cadastrarem seus currículos em uma plataforma digital para que os associados da Acigra pudessem acessar as informações. A partir deste banco de currículos os empregadores puderam realizar os seus processos seletivos no dia.
CURRÍCULO E ENTREVISTA
A primeira palestrante foi a administradora de empresas e que há mais de 25 anos atua como executiva de RH em grandes empresas, além de diversas formações em coaching e mentoring, Laira Seuss. Ela falou sobre currículo e entrevista, especificou detalhes que são foco dos recrutadores.
Laira também lembrou da importância de um currículo sem erros de português que, segundo ela, passam uma péssima impressão do candidato. Ainda orientou como procurar vagas em plataformas digitais e como escolher as empresas que tenham mais afinidade com o perfil do candidato. A administradora também chamou a atenção para as postagens nas redes sociais que acabam comprometendo a imagem profissional das pessoas. “É preciso estar atento ao que se posta, pois os gestores estão observando”, ponderou a especialista.
CASES DE SUCESSO
O segundo palestrante da Feira foi Edemar Mattos que há mais de uma década gerencia equipes no setor industrial. A meta foi desmistificar a falta de sintonia entre os trabalhadores, provar que é possível manter boas relações e ter uma carreira de sucesso.
A última palestrante foi Ana Gismonti, diretora de capacitação da Acigra e especialista em desenvolvimento de carreira. Ela deu dicas de como planejar a trajetória profissional, tornando-se protagonista. Também falou sobre os cuidados necessários para a transição de carreira.