Texto por Rita Trindade | Fotos Sidnei Schirmer e Taís Abel
No dia 15 de Julho, comemorou-se o Dia do Homem no Brasil. Já em outros países, a data firmada para tal comemoração é 19 de novembro, a data comemorativa foi criada em 1999, por Dr. Jerome Teelucksingh, em Trinidad e Tobago. Hoje, em caráter internacional, a data é celebrada na Jamaica, Austrália, Índia, Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Moldávia, Haiti, Singapura, Malta, África do Sul, Gana, Hungria, Canadá, China e Reino Unido.
A criação da data teve como objetivo principal a promoção da saúde dos homens e a busca por igualdade entre gêneros, destacando a discriminação sofrida e enfatizando as conquistas e melhorias trazidas por eles em diversos aspectos que envolvem sociedade e família. Desde o início da celebração, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) apoia a iniciativa.
No Brasil, a data é comemorada desde 1992, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. Um dos co-fundadores, Edson Marques, ambiciona que se altere o nome para Dia + Noite do Homem Livre. O Dia do Homem tem igual importância ao Dia da Mulher, pois ambos têm o seu espaço na sociedade e buscam objetivos semelhantes como a promoção da vida, o bem-estar da família, o cuidado com o meio ambiente e a busca pela saúde física e mental.
João Paulo Balbi Vargas tem 25 anos e foi eleito o Mister Gravataí 2015
Um novo homem com novos hábitos
Neste dia 15 de julho quem tem muito a comemorar é a indústria de cosméticos e beleza. O mercado está de olho na vaidade masculina, que, a cada dia, ganha novos clientes preocupados com a aparência e bem estar físico. Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), revela que o uso de cosméticos por homens aumenta a cada ano. Estima-se que o consumo masculino tenha sido acima de R$ 9 bilhões no Brasil em 2013 de acordo com projeção divulgada. Isso indica que os homens não estão satisfeitos apenas em cortar o cabelo e fazer a barba. Eles querem muito mais. O Brasil é o segundo maior mercado de beleza masculina do mundo, perde apenas para os Estados Unidos conforme o ranking 2010 do Euromonitor – agência líder mundial em pesquisa estratégica em mercados consumidores.
O Brasil movimenta hoje uma lucrativa indústria, envolvendo produtos e serviços voltados ao bem estar dos homens. A cada dia, eles dedicam mais e mais cuidados em relação à aparência e à saúde – requisitos indispensáveis para atender à crescente exigência do mercado de trabalho e também das mulheres. Com a indústria cosmética investindo fortemente em produtos masculinos, o mercado disponibiliza atualmente diversas opções para este público, que vão desde produtos para pele, cabelos e os tradicionais itens para barbear. “Hoje, os homens se sentem mais confortáveis em usar produtos específicos para eles. Além disso, fatores como a poluição e constantes mudanças climáticas, contribuem para a necessidade de cuidados com cada tipo de pele”, afirma Luis Fernando Quintero, gerente de grupo de produtos da Gillette do Brasil. Os homens atuais procuram por produtos que ofereçam benefícios para sua pele antes e depois de barbear e buscam também itens exclusivos como cremes para as mãos e para o rosto, entre outros cosméticos. “Esta tendência já acontece nos Estados Unidos e na Europa e está chegando agora na América Latina”, diz ele. “Hoje em dia os homens conhecem suas necessidades. Por exemplo, ao se barbear, eles sabem o tipo de pele que possuem e procuram por produtos que sejam apropriados, como para pele sensível, normal ou oleosa”, explica Quintero. Para André Abreu, gerente da categoria ´Homem´ da Natura, existem dois vetores que impactam fortemente no crescimento desse mercado. A expansão da participação das mulheres no mercado de trabalho é um dos pontos que influi para que eles queiram estar bem apresentáveis. Outro fator é a independência feminina no campo afetivo, o que estimula o homem a cuidar mais da beleza para estar pronto para a conquista.
Beleza masculina
Assim como os homens estão se cuidando mais e igualmente preocupados com saúde e estética, eles também estão se rendendo aos concursos de beleza, metiê antes dominado pelo público feminino. São muitos os concursos e eventos da área destinados exclusivamente para o grupo masculino. Como por exemplo, o Mister RS, um dos eventos mais tradicionais e sérios do estado e que terá sua etapa final no término de 2014.
João Paulo Balbi Vargas tem 25 anos é auditor contábil e foi eleito o Mister Gravataí 2015. O rapaz, que nasceu em Porto Alegre, participa de concursos de beleza desde 2013 e agora está se preparando para o seu próximo concurso, o Mister RS 2015, que ocorrerá no final deste ano. João conta que cuida muito do seu corpo e não descuida da alimentação. “Vou à academia cinco ou seis vezes por semana e cuido bastante da alimentação. Toda a manhã preparo a minha ‘marmita’ do dia e faço uma refeição a cada 3 horas. Geralmente, deixo para comer o que gosto em uma ou duas refeições ao longo da semana”, afirma. O Mister Gravataí garante que este novo comportamento masculino – o ato de se cuidar mais, está cada vez mais comum entre os homens. “A maioria dos meus amigos também se preocupa bastante com a parte física e com a alimentação, alguns mais, outros menos. O fato é que todos querem estar bem”, assegura. João diz que não se considera metrossexual e apenas tem alguns cuidados básicos de beleza. “Não sou metrossexual, somente me cuido. Às vezes eu e o meu cabelo não nos entendemos muito bem, então procuro sempre ter algum creme específico para ele”, revela. Sobre o tipo de homem que as mulheres preferem, o Mister, que é solteiro, opina. “Isso é bem relativo, já conheci mulheres que preferem do Shrek ao mais vaidoso, mas acredito que cuidados básicos são essenciais e toda a mulher gosta de um cara que se cuida”, finaliza o representante de Gravataí.
Thiago Xavier de Oliveira tem 22 anos é solteiro e foi eleito o Mister Cachoeirinha 2015. O jovem é conferente de expedição e começou a participar de concursos de beleza há pouco tempo, entrou neste mercado em abril deste ano. Thiago irá representar Cachoeirinha no concurso Mister RS 2015. O Mister Cachoeirinha conta que se preocupa muito com a sua forma física. “Procuro estar sempre em forma com o corpo, pratico musculação na academia e tento evitar gorduras e refrigerantes”, comenta. Thiago diz não se importar em ser chamado de metrossexual. “Me considero metrossexual sim e não vejo problema nenhum nisso. Na minha casa não pode faltar perfume e um bom creme para o cabelo”, declara. Segundo o Mister, os homens estão cada vez mais vaidosos e essa é uma realidade que tende a aumentar. Thiago concorda com o Mister Gravataí e acredita que as mulheres realmente preferem os homens que se cuidam aos famosos Shreks.
Thiago Xavier de Oliveira tem 22 anos e foi eleito o Mister Cachoeirinha 2015